Deputado baiano sugere tarifa social para compra de gás de cozinha para famílias de baixa renda
Os beneficiados seriam as famílias em vulnerabilidade social e que estejam inscritas no CAD ÚNICO (Bolsa Família).
O deputado estadual Tiago Correia (PSDB) apresentou uma indicação, endereçada ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), para que determine ao órgão competente a realização de estudos técnicos e financeiros, no intuitor de criar uma tarifa social para aquisição de gás de cozinha. Os beneficiados seriam as famílias em vulnerabilidade social e que estejam inscritas no CAD ÚNICO (Bolsa Família).
No documento, ele justifica à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) que a iniciativa é importante, diante dos constantes aumentos no GLP, ao longo dos últimos anos, e dos impactos que os gastos com gás de cozinha têm no orçamento das famílias menos favorecidas.
O deputado ainda aponta os impactos ambientais, causados pela substituição do gás de cozinha (GLP) por outros combustíveis, a exemplo de lenha, plásticos e derivados de petróleo, que estimulam o desmatamento e produzem uma maior quantidade de gases, acelerando o efeito estufa. “Vemos a necessidade de oportunizar melhores condições de vida às famílias de baixa renda, que se encontram em estado de vulnerabilidade social”, afirma, ressaltando também as dificuldades financeiras e problemas sociais decorrentes da pandemia.
Para Correia, é preciso ter um olhar especial para a população de menor poder aquisitivo, “instituindo uma tarifa social que permita a compra de gás de cozinha pelas pessoas que atualmente sobrevivem em condições precárias”, conclui o parlamentar. A tarifa social é caracterizada por desconto no valor total.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.