Datafolha: 35% se identificam com direita e 22%, com esquerda

Levantamento Datafolha mostra predominância da direita no espectro ideológico, enquanto petistas superam bolsonaristas por pequena margem

Por Matheus Caldas.

Uma pesquisa Datafolha revela que 57% dos brasileiros se identificam com posições mais próximas aos polos do espectro político. Segundo o levantamento, 35% da população se declara de direita, enquanto 22% afirma estar à esquerda. Outros 43% se distribuem entre centro, centro-direita, centro-esquerda ou não souberam responder.

A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 4 de dezembro, com 2.002 entrevistados com 16 anos ou mais, em 113 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Para medir a posição ideológica, o Datafolha pediu que os entrevistados se colocassem em uma escala de 1 a 7, na qual 1 representa a extrema esquerda e 7, a extrema direita. Além dos que se disseram claramente à direita (35%) e à esquerda (22%), 17% afirmaram estar no centro, 11% na centro-direita, 7% na centro-esquerda e 8% não souberam se posicionar.

Datafolha: 35% se identificam com direita e 22%, com esquerda | Foto: IA

Petistas ainda superam bolsonaristas

Apesar do maior peso da direita no recorte ideológico, a mesma pesquisa aponta um predomínio de petistas sobre bolsonaristas, embora a diferença seja pequena. Em uma escala de 1 a 5 — em que 1 corresponde a bolsonarista e 5 a petista —, 40% se identificaram como petistas, enquanto 34% se classificaram como bolsonaristas.

Outros 18% se disseram neutros, 6% afirmaram não apoiar nenhum dos dois campos e 1% não soube responder. Desde dezembro de 2022, os apoiadores do presidente Lula foram maioria em 9 dos 11 levantamentos feitos pelo instituto.

Petistas superam bolsonaristas, aponta Datafolha | Foto: IA

Diferenças por escolaridade, idade e religião

O recorte por escolaridade mostra que, entre os menos escolarizados, 41% se dizem de direita, 26% de esquerda e apenas 8% de centro. Já entre os que concluíram o ensino médio, 21% se posicionam ao centro, percentual semelhante ao dos entrevistados com ensino superior (20%).

Entre os mais jovens, de 16 a 24 anos, o centro aparece como a principal posição, com 30%, seguido pela direita (26%) e pela esquerda (16%). No grupo com 60 anos ou mais, o cenário se inverte: 42% se colocam à direita, 25% à esquerda e apenas 9% no centro.

No recorte religioso, 24% dos católicos se identificam com a esquerda, contra 16% dos evangélicos. Já a direita reúne 36% dos católicos e 42% dos evangélicos.

Datafolha identifica voto cruzado entre campos políticos

A pesquisa também identificou voto cruzado entre eleitores de diferentes campos ideológicos. Entre os que se declararam de esquerda, 9% afirmaram ter votado em Jair Bolsonaro em 2022. Já entre os que se dizem de direita, 22% declararam voto em Lula.

No recorte mais específico, 5% dos bolsonaristas disseram ter votado em Lula, enquanto 7% dos petistas afirmaram ter votado no ex-presidente.

Contexto político

O levantamento foi realizado após a prisão e condenação de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado. Antes disso, o ex-presidente havia sido alvo de prisão preventiva e, posteriormente, de prisão domiciliar por descumprimento de medidas cautelares.

Lula, por sua vez, lidera as pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais de 2026, tanto no primeiro quanto no segundo turno, segundo os levantamentos mais recentes.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.