Cientista político José Álvaro Moisés, fundador do PT, morre aos 81 anos
José Álvaro tinha 81 anos e estava na praia de Ubatuba, no litoral norte
Por Da redação.
Fonte: SBT News
O cientista político José Álvaro Moisés, professor titular de Ciência Política da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) da USP (Universidade de São Paulo) e um dos fundadores do PT, morreu na tarde desta sexta-feira (13), aos 81 anos. José Álvaro se afogou na praia de Itamambuca, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo.

Segundo o Grupo de Bombeiros Marítimos, o cientista político foi encontrado inconsciente, na faixa de areia molhada, por volta das 17h40. As equipes realizaram manobras de reanimação, mas ele não resistiu.
A ABCP (Associação Brasileira de Ciência Política) lamentou a morte e disse que José Álvaro foi uma das principais referências da Ciência Política brasileira, com contribuições fundamentais para os estudos sobre democracia, instituições políticas, cultura política e qualidade da democracia.

"Sua trajetória acadêmica, marcada pelo rigor intelectual e pelo compromisso com a vida pública, deixa um legado incontornável para a área e para gerações de pesquisadoras e pesquisadores. Neste momento de tristeza, a ABCP manifesta sua solidariedade aos familiares, amigos(as), colegas e estudantes", disse, em comunicado nas redes sociais.
Mortes na política baiana
No último dia 7, o engenheiro civil Paulo Fontana, que presidiu a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) entre 2008 e 2012, e foi secretário municipal de Infraestrutura, cargo que ocupou entre 2013 e 2016, também faleceu. A causa da morte não foi divulgada.
Com trajetória ligada à gestão pública e ao desenvolvimento regional, Fontana também comandou a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil de Salvador durante o primeiro mandato do então prefeito ACM Neto (União Brasil).

Bruno Reis lamenta morte de Paulo Fontana
Em nota, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), lamentou o falecimento do ex-secretário municipal de Infraestrutura Paulo Fontana.
“Recebi com enorme tristeza a notícia do falecimento de Paulo Fontana, que prestou relevantes serviços à cidade de Salvador e deixou sua marca na gestão pública. Paulo integrou a equipe da Prefeitura como secretário de Infraestrutura e Defesa Civil, na gestão do ex-prefeito ACM Neto, sendo reconhecido por seu enorme conhecimento, profissionalismo e dedicação ao serviço público”, declarou.
Morte de Alan Sanches
Em janeiro deste ano, o deputado estadual e ex-presidente da Câmara de Salvador, Alan Sanches (União Brasil), de 58 anos, morreu após sofrer um infarto em casa.
Alan Eduardo Sanches dos Santos era um médico e político brasileiro. Deputado estadual pela Bahia, foi eleito em 2018 para a 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA). Já foi filiado ao Democratas (DEM).

Formado em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Alan Sanches iniciou a trajetória política em 2004, quando foi eleito vereador de Salvador. Em 2008, conquistou a reeleição para o Legislativo municipal.
Em 2010, foi eleito deputado estadual pela Bahia, o que o levou a renunciar ao mandato de vereador para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa. Desde então, passou a atuar na política estadual, conciliando a carreira médica com a atuação parlamentar.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).