Câmara aprova gratuidade de bagagem e fim de taxa por assento aéreo

Projeto garante gratuidade de bagagem de até 23 kg e proíbe cobrança por marcação de assento

Por Matheus Caldas.

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite de terça-feira (29), o projeto de lei que estabelece novos direitos para passageiros de companhias aéreas no Brasil. As medidas envolvem desde regras sobre gratuidade de bagagem até marcação de assentos e cancelamento de passagens.

De acordo com o texto, que ainda será analisado pelo Senado, os passageiros terão direito, no ato do despacho, gratuidade em bagagem de até 23 kg em voos domésticos ou internacionais operados em território nacional.

Além disso, o passageiro seguirá podendo levar uma mala de até 12 kg como bagagem de mão, sem custo, além de um item pessoal — como bolsa ou mochila — desde que caiba no bagageiro ou sob o assento. Caso o volume não possa ser acomodado na cabine por motivos de segurança ou capacidade, será despachado sem cobrança adicional.

Gratuidade de bagagem foi aprovada pela Câmara | Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados

O projeto de gratuidade de bagagem, relatado pelo deputado baiano Neto Carletto (Avante), também proíbe que companhias aéreas cobrem taxa pela marcação de assento padrão e veta o cancelamento automático do trecho de volta quando o passageiro não embarcar na ida, salvo se houver autorização expressa do cliente. 

As empresas deverão ainda garantir transporte adequado para passageiros com necessidade de assistência especial, conforme normas da autoridade de aviação civil.

Por outro lado, o texto permite que companhias recusem o transporte, por até 12 meses, de passageiros que tenham cometido atos de indisciplina considerados gravíssimos, com possibilidade de compartilhamento dos dados entre empresas aéreas.

Em 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou a regra aprovada pelo Congresso que restabelecia o despacho gratuito de bagagens em voos comerciais que operam no Brasil. A medida provisória foi aprovada em maio daquele ano pelo Senado. 

Neto Carletto é relator do projeto de gratuidade de bagagem | Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.