Biden, Macron, Ciro, Tebet, Neto, Tarcísio e mais políticos repudiam atos golpistas em Brasília
Biden classificou a situação como "ultrajante".
Os atos terroristas cometidos por bolsonaristas radicais em Brasília, neste domingo (8/1), repercutiram não só no Brasil, mas também em outros países. Os presidentes da França e dos Estados Unidos, Macron e Joe Biden, respectivamente, manifestaram-se contra os ataques e demonstraram apoio ao presidente Lula.
Aqui no Brasil, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, os ex-presidenciáveis, Cirgo Gomes e Simone Tebet, além do governador de São Paulo - da base Bolsonarista - Tarcísio Gomes de Freitas, entre outros políticos, também se posicionaram contra as ações antidemocráticas que terminou com depredação do patrimônio público na Praça dos Três Poderes, na capital do país.
VEJA ABAIXO
I condemn the assault on democracy and on the peaceful transfer of power in Brazil. Brazil’s democratic institutions have our full support and the will of the Brazilian people must not be undermined. I look forward to continuing to work with @LulaOficial.
— President Biden (@POTUS) January 8, 2023
A vontade do povo brasileiro e as instituições democráticas devem ser respeitadas! O Presidente @LulaOficial pode contar com o apoio incondicional da França.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) January 8, 2023
Absurdos os ataques acontecidos neste domingo, em Brasília. Que se identifiquem e sejam punidos os vândalos e, principalmente, seus patrocinadores.
Tenho enorme preocupação com a profunda divisão do País, mas nada justifica os graves crimes que estão cometendo.
— Ciro Gomes (@cirogomes) January 8, 2023
Um dos maiores crimes da história da República não pode ficar impune. Não há a mínima brecha para condescendência. A consciência nacional clama o MÁXIMO RIGOR DA LEI!
— Ciro Gomes (@cirogomes) January 8, 2023
Nossa Constituição Federal dá respaldo aos nossos Ministros da Justiça e da Defesa no uso de todos os meios rigorosos e legítimos para a defesa da ordem, da sociedade e da democracia.
Democracia para sempre!
— Simone Tebet (@simonetebetbr) January 8, 2023
Os desprezíveis ataques terroristas à Democracia e às Instituições Republicanas serão responsabilizados, assim como os financiadores, instigadores, anteriores e atuais agentes públicos que continuam na ilícita conduta dos atos antidemocráticos. O Judiciário não faltará ao Brasil!
— Alexandre de Moraes (@alexandre) January 8, 2023
Cenas vergonhosas e injustificáveis em Brasília! Na política, oposição precisa ser feita com responsabilidade, respeito às instituições e à democracia. Baderna, violência e radicalismo devem ser tratados como merecem: com o rigor da lei.
— ACM Neto (@acmneto_) January 8, 2023
Para que o Brasil possa caminhar, o debate deve ser o de ideias e a oposição deve ser responsável, apontando direções. Manifestações perdem a legitimidade e a razão a partir do momento em que há violência, depredação ou cerceamento de direitos. Não admitiremos isso em SP!
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) January 8, 2023
O líder do PSDB na Câmara dos Deputados, o deputado federal Adolfo Viana (PSDB-BA), disse que "a invasão e a destruição de prédios que representam a democracia brasileira são inadmissíveis", e que isso não irá alterar o resultado do processo eleitoral, tampouco contribuir para a pacificação tão necessária para o Brasil seguir em frente. "Os responsáveis por esses atos criminosos precisam ser identificados e punidos”, frisou.
LEIA MAIS: Governador Jerônimo Rodrigues determina reforço na segurança de prédios públicos
LEIA MAIS: URGENTE: Presidente Lula decreta intervenção federal no DF após ataques terroristas; "serão punidos"
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!