Baiano, secretário do Ministério da Igualdade Racial é entrevistado no Linha de Frente
Entre outros temas, Yuri Silva comentou sobre a segurança pública e mortes de pessoas negras
O secretário de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial - do Ministério da Igualdade Racial (MIR) -, Yuri Silva, esteve na sede da TV Aratu nesta sexta-feira (16/8), onde concedeu entrevista ao programa Linha de Frente, conduzido pelo jornalista Pablo reis.
Natural de Salvador, Silva, que também é jornalista, além de pesquisador e ex-coordenador do Coletivo de Entidades Negras (CEN), falou sobre a trajetória na militância negra e o papel que desempenha no MIR, chefiado por Anielle Franco.
"Desde cedo, criança, eu lembro de perceber as relações sociais e o caráter racial dessas relações. [...] Naquela época sem tanta consciência, mas, depois de jovem, entendendo de forma mais crítica porque as pessoas negras sofriam mais com as faltas, assistências, e isso me mobilizou muito", disse, na oportunidade.
"Venho de uma família de militantes e sindicalistas, mas acho que eu sou da primeira geração a militar com caráter racial à frente dessa luta, entendendo que a gente precisa combater racismo para ter um país que ofereça oportunidades iguais para todas as pessoas", acrescentou o secretário.
Ainda na entrevista, Yuri Silva também comentou sobre a segurança pública e relação com mortes de pessoas negras, pontuando que a polícia precisa passar por processos de educação e punição. "Não pode continuar matando o mesmo grupo de jovens negros", frisou.
A íntegra da entrevista com o secretário integrante do MIR irá ao ar ainda neste mês de agosto, no canal do Linha de Frente no Youtube e no Aratu On.
LEIA MAIS: Ação da Rondesp que resultou nas mortes de jovens negros na Gamboa é denunciada à Organização dos Estados Americanos, nos EUA
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).