'Arte não é para covardes', diz Janja após queda da escola que homenageou Lula
Acadêmicos de Niterói: 'Arte não é para covardes', diz Janja após queda da escola que homenageou Lula
Por João Tramm.
Não de para a Acadêmicos de Niterói e a primeira-dama comentou o rebaixamento da agremiação: 'Arte não é para covardes', diz Janja após queda da escola que homenageou Lula. A frase foi compartilhada, nesta quarta-feira (18), por meio de um card veiculado nas redes sociais pela própria escola.
Seguido ao compartilhamento, a primeira-dama ainda colocou um coração e palmas ao repostar a imagem.

A Acadêmicos de Niterói do Grupo Especial do Rio de Janeiro fez uma homenagem no seu samba enredo ao presidente Lula. Apesar disso, foi rebaixada após apuração realizada, nesta quarta-feira (19). Nos últimos dias, a escola emitiu nota em suas redes sociais alegando perseguição política:
“Mas é preciso dizer a verdade. Durante todo o processo carnavalesco, a nossa agremiação foi perseguida. Sofremos ataques políticos, enfrentamos setores conservadores e, de forma ainda mais grave, lidamos com perseguições vindas de gestores do próprio Carnaval Carioca".
"Houve tentativas de interferência direta na nossa autonomia artística, com pedidos de mudança de enredo, questionamentos sobre a letra do samba e outras ações que buscaram nos enquadrar e nos silenciar. Não conseguiram”, afirmaram.
Escola rebaixada
Neste ano, a agremiação apresentou o enredo "Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil". Na apuração realizada nesta quarta-feira (18), a escola perdeu pontos em praticamente todos os quesitos, obtendo nota dez apenas na categoria de samba-enredo.
O presidente Lula não se envolveu diretamente no desenvolvimento do desfile e não cruzou a Avenida pela escola. No entanto, ele se encontrou previamente com representantes da agremiação e esteve presente na Sapucaí entre a noite de domingo (15) e a madrugada de segunda (16).
O desfile foi marcado por fortes críticas políticas. O ex-presidente Jair Bolsonaro foi retratado como um palhaço, enquanto Michel Temer apareceu em uma representação retirando a faixa presidencial de uma mulher que simbolizava a ex-presidente Dilma Rousseff.
Outro ponto que gerou controvérsia foi a representação de evangélicos em latas de conserva, o que motivou uma ação da OAB-RJ por intolerância religiosa.
Lula no carnaval
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) fez um balanço sobre os impactos da visita de Lula ao Carnaval de Salvador, durante uma coletiva de imprensa realizada neste domingo (15), no Campo Grande, Centro da capital baiana. No sábado (14), ele recebeu o presidente e a primeira-dama, Janja da Silva, como convidados de honra no camarote do governo, no Circuito Osmar.
Jerônimo Rodrigues considera que a presença do presidente na festa coloca a Bahia e o Nordeste como destaques turísticos no cenário mundial. "É um momento de distribuição de alegria. O sentimento meu, quando ele esteve aqui, é que ele divulga a Bahia, mas ele [também] divulga o Brasil para o mundo inteiro, capitaneando o Brasil, a Bahia e o Nordeste como um ponto de visitação", afirma.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).