Após pedido de Rui Costa, presidente do PSB participa do aniversário do PT

O prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos, acabou sendo presença confirmada no aniversário do Partido dos Trabalhadores (PT), após o convite articulado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa

Por, Dinaldo dos Santos e João Tramm.

A celebração dos 46 anos do PT é realizada em Salvador, neste sábado (7). Uma das presenças anunciadas, após pedido de Rui Costa, o prefeito de Recife, João Campos (PSB), participa do aniversário do PT.

João Campos abraça Lula durante evento de aniversário do PT, em Salvador. Foto: João Tramm | Aratu On

Segundo fontes do partido informaram ao Aratu On, Campos já tinha reunião marcada com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com a chegada do aniversário da legenda, e com articulação do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), o encontro aconteceu.

Além do prefeito de Recife, os pernambucanos Humberto Costa, Teresa Leitão, Carlos Veras e João Paulo estão entre as presenças confirmadas.

Em outro sinal de aproximação, o presidente estadual do PT, deputado federal Carlos Veras, confirmou a ida do presidente Lula ao Carnaval de Pernambuco. Durante a coletiva de divulgação das ações do Carnaval do Recife, o prefeito João Campos já tinha comentado que havia convidado Lula para estar presente na festa.

Antes de estar com Lula, João Campos participou de um ato em Salvador, na manhã deste sábado (7). O evento contou com a presença de parte dos ex-integrantes do PP na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

A movimentação é vista como uma tentativa de aproximação dos parlamentares esperados futuramente no PSB para concorrerem no pleito de 2025. Dentre eles: Niltinho, Antonio Henrique Jr., Eduardo Salles e Hassan Youssef. Também deve marcar presença Vitor Bonfim (PV), que já tem acordo firmado para se filiar ao PSB.

Rui Costa convida João Campos para aniversário do PT

O prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos, acabou sendo presença confirmada no aniversário do Partido dos Trabalhadores (PT), após o convite articulado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa. A participação reforça os sinais de aproximação entre o gestor pernambucano e o governo federal.

Eventodo PT na Bahia. Foto: João Tramm | Aratu On

Nos bastidores da política estadual, o movimento é visto como parte de uma estratégia de reposicionamento para as eleições. João Campos, que comanda o PSB nacional — partido do vice-presidente Geraldo Alckmin —, é cotado como possível candidato ao governo de Pernambuco e busca ampliar o diálogo com o Palácio do Planalto.

O cenário, no entanto, é de divisão. Uma ala do PT ainda demonstra apoio à governadora Raquel Lyra (PSD), que deve disputar a reeleição. Lyra, ex-tucana assim como Alckmin, deixou o PSDB e se filiou ao PSD em março, em um gesto interpretado como tentativa de estreitar laços com o governo federal.

Para aliados do presidente Lula, fortalecer alianças em capitais estratégicas como o Recife é fundamental para manter o Nordeste como um dos principais redutos eleitorais na corrida presidencial de 2026.

LEIA MAIS: Lula discursa em Salvador e marca início da pré-campanha à reeleição

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.