Política

Alba: bancada feminina fortalece luta das mulheres, mas número ainda é considerado pequeno

Na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), dos 63 deputados, 10 são mulheres.

Por Da Redação

Alba: bancada feminina fortalece luta das mulheres, mas número ainda é considerado pequenodivulgação

A discussão sobre a participação das mulheres na política tem uma razão explicada por dados. De acordo com informações da União Interparlamentar, em 2020 o Brasil figurou como um dos países menos igualitários do mundo, sob o ponto de vista da presença das mulheres nos parlamentos, ocupando o 142º lugar entre 194 países pesquisados.


Na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), dos 63 deputados, 10 são mulheres. São elas: Fabíola Mansur (PSB), Fátima Nunes (PT), Ivana Bastos (PSD), Jusmari Oliveira (PSD), Kátia Oliveira (MDB), Maria del Carmen Lula (PT), Mirela Macedo (PSD), Neusa Lula Cadore (PT), Olívia Santana (PC do B) e Talita Oliveira (PSL).


Este número, ainda considerado pequeno, só reforça a importância de ter uma bancada feminina cada vez mais forte no legislativo baiano. "Queremos ser o comum, não o inusitado. Essa Casa tem 10 mulheres deputadas e estamos unidas no sentido de encorajar outras tantas a seguirem no caminho de ocupação de lugar nos espaços de poder”, opina Olívia Santana (PCdoB), presidente da Comissão dos Direitos da Mulher na Alba.


A vice-presidente da bancada, deputada Jusmari Oliveira (PSD), reforça a importância do cargo ocupado por ela e pelas demais colegas. “É momento de enfrentar esses radicais conservadores e promover a revolução para ter uma sociedade mais igualitária. A nossa maior luta é trabalhar para que acabemos com o pensamento machista”.


Para a deputada Ivana Bastos (PSD), quanto menos mulheres nestes espaços, mais difícil é a elaboração de leis e a garantia de políticas públicas voltadas para elas. “Quando uma mulher ocupa um cargo público ela luta em defesa de outras mulheres e das minorias. A partir do momento que defende seus direitos, ela incentiva outras a defenderem também”, disse a parlamentar, que também acredita que o lugar que ocupa, hoje, também cumpre a função de chamar mais mulheres para fazer parte da política.  “O alto poder de perfeccionismo, responsabilidade, comprometimento, a sensibilidade e a infinita capacidade de liderar é algo nato do sexo feminino”, concluiu.


Ainda segundo informações da União Interparlamentar, as mulheres brasileiras são responsáveis únicas por 40% dos lares; estão presentes em 44% do mercado formal de trabalho, mesmo com salários 20% menores, em média, em relação aos dos homens; e ocupam as mais diversas profissões, tanto no setor público quanto no privado.


Pensando nisso, a deputada Mirela Macedo (PSD) afirma que presença feminina no parlamento, seja ele municipal, estadual ou federal, é fundamental para ampliar o debate sobre representatividade. “Para uma sociedade ser efetivamente plural, com igualdade de gênero, é preciso que a mulher participe de todas as esferas sociais, incluindo a política. No parlamento, essa presença é ainda mais importante, pois é no poder legislativo que o ordenamento jurídico é desenhado”.


Fabíola Mansur (PSB) acredita que a ocupação feminina na Alba deve partir de pelo menos 50% das cadeiras da Casa. “Enquanto isso não acontece, algumas mulheres que já estão no parlamento têm que representar todas nos seus estados”. Ainda de acordo com a deputada, a representatividade feminina no legislativo vem aumentando, “mas ainda a passos de tartaruga”.


Apesar dos impactos da pandemia, mulheres de todo o Brasil se movimentaram para concorrer nas eleições municipais de 2020: no total, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou 557.367 candidaturas a todos dos cargos, das quais 33,6% são de mulheres. Grupos da sociedade civil e da academia vêm incentivando as candidaturas de mulheres, oferecendo formações para contribuir à capacitação técnica e levando o tema para a agenda pública. Estes números, divulgados pelo TSE, apontam para um provável aumento de candidaturas femininas no próximo ano, quando a Alba vai ganhar novos, e novas, parlamentares.  


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.