Corrida Eleitoral: conheça candidatos a prefeito de Salvador na eleição deste domingo
Há possibilidade de segundo turno em quatro cidades baianas: Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e, a partir deste ano, Camaçari
Por Matheus Caldas.
DETALHES SOBRE SALVADOR
Seis candidatos concorrem à Prefeitura de Salvador nas eleições municipais de 2024. O atual prefeito, Bruno Reis (União Brasil), é apontado como o favorito à reeleição, contando com o apoio do ex-prefeito ACM Neto (União Brasil). Em segundo lugar, apontado na maioria das pesquisas, aparece o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB), que tem o apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A chapa dele traz como candidata a vice a secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, indicada pelo PT. Corre por fora o policial civil Kleber Rosa (PSOL), terceiro colocado nas pesquisas, inclusive na mais recente, divulgada pelo instituo Paraná Pesquisas, nesta terça-feira (1/10). Completam a lista de candidatos o bacharel em Direito Victor Marinho (PSTU) e a presidente da Unidade Popular, Eslane Paixão (UP). Silvano Alves, do PCO, tentou registrar candidatura, mas teve o pedido indeferido pela Justiça Eleitoral por falta de documentação. Outros nomes, como Robinson Almeida (PT), Olívia Santana (PCdoB) e Sargento Isidório (Avante), desistiram de suas pré-candidaturas para apoiar a chapa do MDB/PT.BRUNO REIS (UNIÃO BRASIL)

Natural de Petrolina (PE), Bruno Reis, 47 anos, atual prefeito de Salvador, buscará a reeleição este ano pelo partido União Brasil. Possui formação em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e pós-graduação em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Entre 2011 e 2015, exerceu o cargo de deputado estadual. Ana Paula Matos (PDT) será novamente a vice na chapa. Os partidos que até agora apoiam sua candidatura são:
ESLANE PAIXÃO (UNIDADE POPULAR)

Eslane Paixão, 31 anos, presidente estadual da Unidade Popular (UP), é a indicada pelo partido para disputar a prefeitura de Salvador. Giovana Ferreira (UP), coordenadora nacional do Movimento de Mulheres Olga Benário, acompanha Paixão como pré-candidata a vice-prefeita. A chapa não tem apoio de outros partidos.
GERALDO JÚNIOR (MDB)

Geraldo Júnior, 55 anos, vice-governador da Bahia, foi selecionado pelo MDB para concorrer à prefeitura de Salvador. Graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e pós-graduado em Processo Civil, ocupou o cargo de vereador da capital baiana entre 2011 e 2020. Foi, inclusive, presidente da Câmara Municipal, durante as gestões de ACM Neto (União) e Bruno Reis (União), de quem foi apoiador. Fabya Reis (PT) integra sua chapa como vice. Os partidos que atualmente apoiam sua candidatura são:
GIOVANI DAMICO (PSTU)
[caption id="attachment_371378" align="alignnone" width="500"]
KLEBER ROSA (PSOL-REDE)

Kleber Rosa, 49 anos, foi escolhido pela federação PSOL-Rede para disputar a prefeitura de Salvador. Cientista social e mestre em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Estadual da Bahia (Uneb), é também ativista do movimento negro e coordenador-geral da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab). Miralva Alves Nascimento (PSOL), conhecida como “Dona Mira”, é sua candidata a vice. Em 2022, foi candidato a governador da Bahia, mas não avançou ao segundo turno.
VICTOR MARINHO (PSTU)

Victor Marinho, de 26 anos, é formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e pesquisador no Laboratório de Estudos e Pesquisas Marxistas (Lemarx —Faced/Ufba). Participa do movimento estudantil e integra o Coletivo Rebeldia – Juventude da Revolução Socialista. O vice na chapa ainda não foi divulgado.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).