AO VIVO Últimas Notícias
12/06/2024 12h19 | Atualizado em 12/06/2024 12h49

Conheça pré-candidatos à prefeitura de Salvador; disputa deve movimentar cenário político

Cinco nomes colocaram os nomes para disputar eleição no final do ano

Conheça pré-candidatos à prefeitura de Salvador; disputa deve movimentar cenário político Foto: Valter Pontes, Rafael Martins e divulgação/ascom
Matheus Caldas

O período eleitoral se aproxima e, aos poucos, os nomes que disputarão a prefeitura de Salvador vêm se consolidando. Na última semana, os dois principais – pelo menos é o que sugerem as pesquisas – oficializaram as pré-candidaturas: o prefeito Bruno Reis (União), que tentará a reeleição, e o vice-governador Geraldo Jr. (MDB), segundo lugar nos levantamentos.

Bruno e Geraldo, contudo, não são os dois únicos nomes. Outros três quadros disputarão o palácio Thomé de Souza. São eles Eslane Paixão (UP), Kleber Rosa (PSOL) e Victor Marinho (PSTU).

LEIA MAIS: BN/ Aratu/ Salvador FM: com 74,1%, Bruno Reis mantém aprovação estável em Salvador, diz pesquisa

CONFIRA PERFIS DOS PRÉ-CANDIDATOS:

BRUNO REIS (UNIÃO BRASIL)

bruno reis valter pontes

Valter Pontes/Secom

Natural de Petrolina (PE), Bruno Reis, 47 anos, atual prefeito de Salvador, buscará a reeleição este ano pelo partido União Brasil. Possui formação em Direito pela Universidade Católica São Salvador (Ucsal) e pós-graduação em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Entre 2011 e 2015, exerceu o cargo de deputado estadual. Ana Paula Matos (PDT) será novamente a vice na chapa. Os partidos que até agora apoiam sua pré-candidatura são:

– PDT
– PL
– Novo
– PSDB
– Republicanos
– PP
– Cidadania
– DC
– PRTB
– PRD
– União
– PND

ESLANE PAIXÃO (UNIDADE POPULAR)

eslane

redes sociais/Facebook

Eslane Paixão, 31 anos, presidente estadual da Unidade Popular (UP), é a indicada pelo partido para disputar a prefeitura de Salvador. Giovana Ferreira (UP), coordenadora nacional do Movimento de Mulheres Olga Benário, acompanha Paixão como pré-candidata à vice-prefeita. Até o momento, a pré-candidatura de Paixão não angariou apoio de outros partidos.

GERALDO JÚNIOR (MDB)

Geraldo Jr.

Rafael Martins/GOVBA

Geraldo Júnior, 55 anos, vice-governador da Bahia, foi selecionado pelo MDB para concorrer à prefeitura de Salvador. Graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e pós-graduado em Processo Civil, Júnior ocupou o cargo de vereador da capital baiana entre 2011 e 2020. Fabya Reis (PT) integra sua chapa como vice. Os partidos que atualmente apoiam sua pré-candidatura são:

– PT
– PSB
– PCdoB
– PV
– MDB
– Podemos
– PSD
– Avante
– Solidariedade
– Agir

KLEBER ROSA (PSOL-REDE)

Kleber Rosa

divulgação/ascom

Kleber Rosa, 49 anos, foi escolhido pela federação PSOL-Rede para disputar a prefeitura de Salvador. Rosa, cientista social e mestre em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Estadual da Bahia (Uneb), é também ativista do movimento negro e coordenador-geral da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab). Miralva Alves Nascimento (PSOL), conhecida como “Dona Mira”, é sua pré-candidata à vice. Em 2022, foi candidato a governador da Bahia, mas não avançou ao segundo turno.

VICTOR MARINHO (PSTU)

victor marinho

divulgação/PSTU

Victor Marinho, de 26 anos, é formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e é pesquisador no Laboratório de Estudos e Pesquisas Marxistas (Lemarx —Faced/Ufba). Participa do movimento estudantil e integra o Coletivo Rebeldia – Juventude da Revolução Socialista. O vice na chapa ainda não foi divulgado.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).