Éden Valadares exalta ressurgimento do PT e alfineta Bruno Reis: ‘Tem obrigação de ganhar a reeleição’
Para presidente do PT na Bahia, é obrigação de se eleger é do atual prefeito de Salvador
Créditos da foto: TV Aratu
O presidente do PT na Bahia, Éden Valadares, foi entrevistado pelo jornalista Pablo Reis no programa Linha de Frente, realizado nos estúdios da TV Aratu. Dentre os assuntos abordados, o petista falou sobre a crescente renovação do partido e também alfinetou o atual prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil).
“Bruno Reis tem a obrigação de ganhar eleição. A obrigação não é nossa não. A responsabilidade e o peso é todo dele. A reeleição é um instituto vitorioso no Brasil e se ele perder a reeleição, quem vai entrar para história é ele. Wagner e Rui se reelegeram, fizeram sucessores, Neto - o chefe dele - se reelegeu e fez dele sucessor… agora a batata tá na mão dele”, brinca Éden sobre a campanha eleitoral para a Prefeitura de Salvador. Segundo o presidente do PT, a proposta do partido será no foco de um programa alternativo para a capital baiana.
“Nós temos que reconhecer onde avançou com Neto e Bruno, mas eles também tem que reconhecer que para a maioria da cidade, as coisas não melhoraram. Perdemos competitividade econômica, com 200 e tantas mil pessoas indo embora de Salvador. Por que? Porque é uma cidade muito cara. É imposto muito caro, viver em Salvador é muito caro e não tem renda. Então nós temos que trabalhar isso”, confirma.
Falando sobre o cenário político nacional e local, Éden Valadares também enfatiza o rejuvenescimento do partido, principalmente na Bahia. Para o presidente estadual, o estado é pioneiro neste movimento e muitos dos novos nomes já irão despontar como candidatos nas eleições municipais de 2024.
“A renovação é um processo irreversível no PT da Bahia e esperamos que isso seja também no PT Nacional. Mas no PT da Bahia é um processo irreversível. Ela já acontece na escolha de Rui como candidato na sucessão de Wagner e se aprofunda com a escolha de Jerônimo para suceder Rui. É verdade que nas bancadas a renovação ainda não chegou por inteiro, mas perceba que no PT chegou. Eu faço uma gestão no PT basicamente com a minha geração, a maioria dos companheiros são até mais novos do que eu e muita gente foi aproveitada pelo governo (...) e a grosso modo essa geração vai às urnas agora”, salienta.
Na sequência da entrevista, Vasconcelos também comentou a indicação da próxima vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios, que será realizada neste ano. Se colocando como “suspeito” em falar do assunto, já que o seu partido apresentou a candidatura de Paulo Rangel, o político acredita que esse nome será o escolhido ao cargo.
“Resolvemos apresentar a Federação o nome de Paulo Rangel, que alguém qualificadíssimo com muito tempo de casa, que tem respeito dos seus pares. Alguém que certamente engrandecerá o Tribunal de Contas e está a altura do desafio que é ser Conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios. Então nós apresentamos o nome de Paulinho para ser debatido primeiro na Federação, depois com os aliados e com o próprio governo”, completou.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!