Políticahá 3 meses. Fonte: Jean Mendes

Ricardo Mandarino diz que conhece usuários de maconha e defende legalização pela terceira vez; "são pessoas que trabalham"

Creditos da foto:divulgação
Ricardo Mandarino diz que conhece usuários de maconha e defende legalização pela terceira vez; "são pessoas que trabalham"

O secretário da Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino, defendeu mais uma vez a legalização da maconha no Brasil em público. Desta vez, o titular da pasta fez comparações entre a erva e bebidas alcoólicas, que chegaram a ser proibidas nos Estados Unidos. 

"O tráfico movimenta mais do que a Bahia arrecada em tributos [...] Vou fazer um levantamento quanto o comércio de bebida alcoólica levanta. O argumento que se usava contra a indústria da bebida na época [da proibição] é o mesmo que se usa contra o tráfico, principalmente da maconha, que tem fins medicinais. É argumento moralista que existia nos Estados Unidos", defendeu. A declaração foi dada no I Congresso Internacional de Segurança Pública da Bahia, no final de abril. 

"Foi uma época de perseguição. Diziam que a bebida iria acabar com a família. Não é porque você regulamentou que os bêbados andam caindo pela rua. As pessoas perdem o controle do uso social, do uso moderado da droga. Não é todo mundo que faz isso. A maioria das pessoas que conheço que fumam maconha são pessoas que trabalham", completou Mandarino.

O titular da SSP ainda emendou, argumentando que, por mais que conheça pessoas que fumam, não o faz cúmplice. "Tenho amigos que falam: 'fumo cigarro todos os dias para dar uma relaxada'. Não estou defendendo isso, pois nunca fui usuário. Nunca gostei de bebida alcoólica. Eu odeio vinho. Quando coloco na boca, trava tudo. Vinho deve ser uma maravilha, todo mundo gosta. Minha mulher adora. Porque tenho que usar argumento moralista só porque não gosto?", comparou. 

O secretário ainda concluiu a fala, continuando as comparações entre bebida alcoólica e maconha. "Ela [bebida] tira você das amarras. Ela torna você um emancipado mental. Ela libera as pessoas, aumenta a criatividade. No meio artístico isso é evidente. Temos histórias de grandes compositores que, quando tomam uma bebida, fazem composições. Por que não admitir que isso possa acontecer no meio científico?", considerou. 

OUTRAS OPORTUNIDADES 

Foi em setembro de 2021 que Ricardo Mandarino falou sobre a regulamentação da maconha. Na época, ele comentava as mortes seguidas de três policiais militares dentro de dois dias, naquela época, na Bahia.

"Se você regulamentasse as drogas, tributando, quebra o tráfico. Não vão mais matar as pessoas. Aí você tributava, pegava o dinheiro e construía hospitais para drogados. 80% dos homicídios têm relação com o tráfico. Vou fazer o que é possível. Polícia de estado não é para matar ninguém". 

Em janeiro, o titular da SSP voltou a defender o tema. [...] É difícil discutir esse assunto com pessoas mal intencionadas, porque você vai discutir assunto sério com gente desonesta intelectualmente e que fica falando bobagem o tempo todo como se você fosse um irresponsável. Irresponsável é quem insiste nessa demagogia desse combate antigo que tem mais de 50 anos que tem no mundo. O mundo está mudando", disse Mandarino ao repórter do Grupo Aratu, Ramon Lisbôa. 

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!

Notícias Relacionadas

Não é um portal! É a vida ao vivo, em tempo real! O Aratu On é uma plataforma focada na produção de conteúdo audiovisual, que fala da Bahia e dos baianos para o Brasil e para o mundo. Aqui, a notícia é no tempo presente.

Fotos do Instagram

Um casal norte-americano revelou à imprensa um pouco da história de amor que têm com a madrinha do casamento deles. Angel Bailey, de 26 anos, e Tyler Harris, de 29, se casaram em maio deste ano, mas desde 2021 mantém uma relação poligâmica com Sam Vicks, de 23 anos.

Em entrevista ao Daily Mail, o trisal abriu suas intimidades e falar como é a relação. O detalhe da história é que, Tyler e Angel escolheram Sam para ser a madrinha do casamento deles e agora, a terceira integrante aguarda sua vez de subir ao altar.

Angel e Tyler se conheceram no Tinder em 2018. Em 2021, resolveram incluir Sam no relacionamento e o trio passou a dividir o mesmo teto. Desde então, eles postam o dia a dia da família nas redes sociais.

Sobre as diversas opiniões e comentários que recebem, Angel disse que não se arrepende da decisão e está melhor do que nunca. “A maioria das pessoas tem sorte de encontrar uma pessoa para amar, mas nós temos a sorte de encontrar duas”, contou.

#AratuOnPesquisa da Quaest Consultoria realizada face a face, contratada pela Genial Investimentos e divulgada, nesta sexta-feira (12/8), aponta liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na intenção de votos dos eleitores de Minas Gerais para a Presidência, com 42% no cenário estimulado, quando é apresentada uma lista de candidatos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 33%.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Em seguida, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 6%, e Simone Tebet (MDB), com 1%. Os demais candidatos testados não pontuaram.

Não é possível comparar este levantamento com o do mesmo instituto realizado no mês passado, porque houve a inclusão do nome de Soraya Thronicke (União Brasil), além da saída de André Janones (Avante) e Pablo Marçal (Pros). Em julho, o ex-presidente liderava com 46%, e o chefe do Executivo tinha 28%.

O levantamento ouviu pessoalmente 2 mil eleitores em Minas Gerais entre os dias 6 e 9 de agosto. O nível de confiança, segundo o instituto, é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-08299/2022 e custou R$ 122.625,00.

#AratuOnO uso de máscara voltou a ser recomendado em ambientes fechados e no transporte público em Feira de Santana. O decreto está publicado em edição do Diário Oficial Eletrônico desta sexta-feira (12/8).

A medida, de acordo com a Prefeitura, pretende reduzir os riscos de transmissão da varíola dos macacos (Monkeypox). Ainda conforme a publicação, é recomendada a higienização dos ambientes, disponibilidade de álcool gel e distanciamento social.

Inicialmente, a intenção do decreto seria obrigar o uso do item de segurança, mas a medida foi modificada para uma recomendação depois que o paciente, de 29 anos, infectado pela varíola dos macacos, informou, nesta quinta-feira (11/8), para a equipe de infectologia do município, que teria pegado a doença em outro estado. Ele disse, ainda, que só voltou para Feira de Santana depois dos primeiros sintomas. Pessoas que tiveram contato com o paciente não apresentaram sintomas da doença.

A transmissão da varíola dos macacos ocorre por meio de contato direto com a pessoa contaminada - espirros, tosse, fluídos durante o ato sexual e suor. A contaminação também se dá através das fezes, além de talheres e pratos compartilhados.

Erupções na pele (que também podem aparecer na região genital e anal), inchaço nos gânglios, dor de cabeça, febre intensa e dores no corpo são alguns dos sintomas. No município, o primeiro caso foi registrado em um jovem de 29 anos na última quarta-feira (10/8).

#AratuOn #FeiraDeSantanaAqui quem fala é...ele! Depois de estourar na internet durante a pandemia, anunciar uma pausa das redes sociais por conta de uma crise de esgotamento, "Esse Menino" (@essemenino) está de volta à ativa, levando para os palcos um espetáculo que fala sobre temas pessoais: vida, relacionamento, política, tudo isso "da perspectiva de um homem gay", como ele faz questão de deixar claro. Confira a entrevista completa que repórter Juana Castro fez com o artista, que falou, ainda, que está apaixonando e namorando um baiano, em: https://aratuon.com.br/variedades/Um jovem de 18 anos suspeito de roubar carros na Inglaterra achou que se enfiando dentro de um urso de pelúcia não seria descoberto pela polícia. Segundo o portal Extra, ele tinha roubado um Mitsubishi ASX e ainda saído sem pagar pelo combustível em maio.

Joshua Dobson, de Rochdale, na região metropolitana de Manchester, estava dentro de casa quando percebeu a aproximação de agentes da Great Manchester Police (GMP). Foi ai que ele teve a ideia de abrir o fundo do ursinho e entrar nele.

Os políciais perceberam que o gigantesco urso de pelúcia estava "respirando" num canto do imóvel. Os agentes da lei toparam o jogo de esconde-esconde, inspecionaram o brinquedo e prenderam o criminoso.

#AratuOnMorreu, na madrugada desta sexta-feira (12/8), aos 66 anos, o cantor baiano Zelito Miranda. Segundo informações da família do artista, ele faleceu devido a um problema pulmonar.

O sepultamento do forrozeiro, natural de Serrinha, está marcado para acontecer na tarde desta sexta-feira (12/8), às 16h30, no cemitério Bosque da Paz,em Salvador.

O FORROZEIRO

Nascido no município de Serrinha, a 175km de Salvador, foi um artista multifacetado. Embora sua intimidade com o triângulo tenha começado ainda na infância, aos oito anos de idade, Zelito trilhou por vários caminhos, das artes plásticas, ao teatro, ao cinema até chegar a música e ao forró.

Começou na música na música “um pouco depois”, aos 27 anos. Antes, fez parte da cultura alternativa de sua cidade, foi ator por 10 anos, é escritor e flertou com a MPB, o rock e tocou no Novos Bárbaros, grupo que fez sucesso nos trios elétricos na efervescente década de 80 na capital baiana.

Gravou o primeiro disco com um repertório daquilo que ele chama de MPN (Música Popular Nordestina) mas os pedidos de shows e gravações em forró foram, aos poucos, fazendo com que o artista assumisse a herança de Gonzagão como sua carreira.
 
Zelito faleceu com 40 anos de carreira e mais de 200 músicas no currículo, defendia cultura e a tradição do forró. Ele deixa a esposa Telma, maior parceira de sua vida, e as filhas Luiza e Clarice, que espera o primeiro neto de Zelito.

#AratuOn #ZelitoMirandaDinheiro compra felicidade? Existe quem diga que não, mas, no caso das garotas e garotos de programa, ele paga o prazer. Porém, para algumas pessoas, um ouvido atento parece ser mais gostoso do que sexo. Uma pesquisa revelou, nesta quinta-feira (11/8), que 50% dos pagantes pelos serviços eróticos buscam superar a solidão. 

Publicada pela empresa Viva Local - especialista em anúncios -, a pesquisa busca entender melhor por que as pessoas procuram os serviços de profissionais do sexo. Foram ouvidas mais de 7.500 pessoas, incluindo homens, mulheres ou casais que contratam e fornecem essas práticas. 

A solidão é o ponto central da pesquisa. De acordo com a estatística, 50% dos que contratam um serviço do gênero confirmam a redução no sentimento de solidão. Dentro dessa porcentagem, um grupo de 28% se sente menos solitário. Em seguida, 22% dos usuários afirmam que gostam do companheirismo. 

A pesquisa ainda trouxe outro número: 24% das pessoas relataram já ter contratado profissionais do sexo apenas para conversar e ter alguma companhia, sem atividade sexual envolvida. Do outro lado da moeda, 18% dos ouvidos pela Viva Local frisaram que já foram contratados apenas para conversar com os clientes, sem sexo. 

A Viva Local ainda ainda apontou que 99% dos entrevistados disseram acreditar que seus trabalhos/serviços ajudaram um cliente que estava sozinho. Outros 18% afirmaram que são contratadas(os) apenas como companhia.

A pandemia, momento característico pelo isolamento e solidão, também afetou no motivo das solicitações de programas. Mais de 57% relataram que experimentaram mais clientes buscando apenas companhia (sem sexo) desde o inicio da Covid-19.

#AratuOnHá pais que são mais aventureiros, outros mais conservadores, há aqueles que curtem uma praia e os que preferem ficar em casa. Mas todos têm algo em comum: eles amam passar um tempo de qualidade com seus filhos. Pensando nisso, o @belavistashopping, em Salvador, preparou uma experiência diferenciada para celebrar o Dia dos Pais com a ação “O pai tá off e vai ser top”. A campanha já está valendo e vai até o dia 14 de agosto, promovendo o resgate das brincadeiras antigas entre pais e filhos. 

Para ter acesso ao espaço, montado no corredor L2 Sul, basta apresentar uma nota fiscal de compras com o valor mínimo de R$ 50. Para mais informações, acesse: www.shoppingbelavista.com.br. Participe!

#DiaDosPais 
#PublicidadeEm um vídeo, registrado por câmeras de de segurança de uma farmácia, uma vaca é flagrada entrando no estabelecimento e caindo logo em seguida. O descanso do animal foi registrado no Oeste da Bahia, no município de Cristópolis, a 800 km de Salvador, no domingo (7/8). 

Nas imagens, uma atendente de farmácia aparece assustada, ao perceber que quem adentrava pela porta da loja não era cliente, nem humano. Por volta das 15h, o animal, de pelagem branca, se desgrudou do rebanho e se desequilibrou ao entrar na superfície lisa do estabelecimento. 

O vídeo ainda mostra que a responsável pelo local se afasta do animal e tenta conter os danos causados pela queda, que, ao todo, derrubou alguns medicamentos da prateleira. Segundo um jornal local, instantes depois, o dono do animal fez o resgate. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. 

#AratuOn
Ver Mais