Dupla que usava bombas para garimpar esmeraldas na Bahia é presa
Ao todo, com os rapazes, foram apreendidos sessenta e quatro cartuchos de emulsão explosiva.
Dois homens foram presos, suspeitos de usar explosivos em um garimpo de extração ilegal, além de porte irregular de diversas armas de fogo no município de Anagé a 540 km de Salvador. O caso foi registrado pelas autoridades na quinta-feira (15/9).
Segundo a Secretaria de Segurança Publica, as investigações apontaram que os garimpeiros estariam acionando explosivos numa região de mineração de esmeraldas, onde não há permissão para utilização desses artefatos.
Com isso, os agentes da Coordenação de Repressão a Crimes Contra Instituições Financeiras e Sequestro do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) foram até o local.
Ao chegar, eles se depararam com dois responsáveis, ambos de 51 anos, que foram presos. Ao todo, com os rapazes, foram apreendidos 64 cartuchos de emulsão explosiva, mais de 500 metros de cordel detonante e 30 metros de estopim, 221 espoletas e 100 quilos de nitrato de amônia – substância fertilizante utilizada no preparo de explosivos –.
Os flagranteados, que vão responder pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo, munições e explosivos, foram conduzidos para o Conjunto Penal de Vitória da Conquista, onde permanecem à disposição da Justiça.
Um deles, que atuava como “blaster” no garimpo – pessoa encarregada de organizar e conectar a distribuição e disposição dos explosivos e acessórios empregados no desmonte de rochas – estava com a permissão vencida.
LEIA MAIS: Faroeste: Ministro do STJ autoriza retirada de tornozeleira eletrônica de ex-assessor do TJ-BA
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!