Nesta quarta-feira (29/3) nossa querida capital completa 468 anos. Cheia de encantos e mistérios, Salvador pode ter aprontado mais uma das suas na data que convencionou ser sua fundação.

Nós, do Aratu Online, reunimos alguns fatos recentes que podem indicar que Salvador se transformou em uma metrópole de primeiro mundo, no mesmo patamar de Londres (na Inglaterra), Nova York (nos Estados Unidos), Paris (na França) ou mesmo Tóquio (no Japão) e Pequim (na China).

LEIA MAIS: Sete fatos sobre a história de Salvador que, provavelmente, você aprendeu da forma ERRADA ou NEM sabe

Sim, são coisas que aconteceram nos últimos tempos que indicam nosso alto grau de evolução. São atentados, epidemias, maníacos e grandes eventos. Coisas que só víamos em filmes ou no noticiário e contrastavam claramente com nossa vida pacata e ordeira.

Confira a lista abaixo e veja como estamos chiques:

1 – ATENTADO TERRORISTA

Só as grandes cidades do mundo são alvos de ataques terroristas. Pois dá licença que também tivemos o nosso. E bem melhor! Não morreu ninguém e ainda terminou de uma forma bem inusitada.

LEIA MAIS: Encontramos o Homem Gengibre que causou pânico na OAB: “Quero pedir desculpas”

Em julho do ano passado, pouco antes do início da prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Centro Universitário Jorge Amado, na Paralela, o bacharel em Direito Frank Oliveira da Costa surpreendeu a todos anunciando que estaria com artefatos explosivos e iria mandar tudo aos ares. Foi um corre-corre dos diabos e o Bope foi acionado para resolver a questão. Por fim, descobriu-se que Frank estava com balas de gengibre presas ao corpo e não tinha como detonar nada.

2 – METEORITO

No último domingo (26/3) ouvimos em várias partes da cidade um forte estrondo. Primeiro se acreditou que era um terremoto, o que foi logo descartado. Depois que poderia ter sido um avião supersônico rompendo a barreira do som, mas a Aeronáutica negou testes com estes aviões em Salvador. A hipótese mais forte é da queda de um meteorito e deslocamento de ar.

LEIA MAIS: MISTÉRIO: Queda de meteorito e deslocamento de ar teriam provocado tremor, diz especialista

Que cidade do mundo tem meteorito e relações com o espaço sideral? Só as famosas, chiques e poderosas.

3 – DOENÇA MISTERIOSA

Pessoas iam ao banheiro, em Salvador, e na hora de urinar saía com cor de Coca-Cola: xixi preto. Esta doença misteriosa deixou as pessoas alarmadas. O que seria? Nem o Google e muito menos os médicos sabiam do que se tratava. Depois de um tempo, cientistas baianos identificaram como mialgia aguda, uma doença proveniente dos frutos do mar.

LEIA MAIS: ESTUDOS: Médicos descobrem origem da doença misteriosa que deixa a urina preta

Doença misteriosa e cientistas correndo contra o tempo para impedir uma epidemia é muito coisa de filme em países de primeiro mundo. Diga se não é?

4 – MANÍACOS

Só no gringas que acontecem esses casos de maníacos destruindo tudo e apavorando a população. Ano passado, uns homens vestidos de palhaços estavam assustando moradores de Londres, Nova York e Paris. Aqui em Salvador rolou foi um maníaco da seringa.

LEIA MAIS: ATAQUES: Caso seja encontrado, “maníaco da seringa” pode pegar até quatro anos de prisão

Uns doidos com umas seringas na mão assaltando pessoas. Ou passava os pertences ou eles furavam e transmitiam doenças sexuais. Um verdadeiro horror!

5 – SHOW INTERNACIONAL

Nesta semana foi anunciado que Salvador receberá a banda inglesa Dire Straits. Uma banda famosa por grandes hits como “Why worry” e “So Far Away”. E você bem sabe que só grandes cidades recebem grandes shows.

LEIA MAIS: Salvador entra na rota dos shows internacionais e vai receber pela primeira vez o DSL – Dire Straits Legacy

Só não vou te contar que o vocalista e guitarrista da banda, Mark Knopfler, e o guitarrista John Illsley não participam da turnê. É como se o Chiclete com Banana fosse cantar sem Bell Marque no Carnaval de Salvador e você ainda pagasse o abadá para entrar no trio.

6 – METRÔ

Só cidades chiques e famosas têm metrô. Londres, por exemplo, tem desde 1863 e hoje conta com 270 estações, 4.070 veículos e 16 linhas. Estamos um pouco abaixo. Temos apenas 15 km e uma linha e meia operando, com 11 estações (alô, Jane!)

Mas estamos chegando lá. No nosso passinho, sem pressa.

LEIA MAIS: MOBILIDADE: Previsto para setembro, terminal de Pituaçu vai integrar metrô a Lauro de Freitas

7 – CLUBES JOGANDO TORNEIO INTERNACIONAL

Grandes cidades tem grandes clubes atuando em grandes torneios. Pois, muito bem. O Bahia esse ano participou da Flórida Cup, nos EUA, e enfrentou o Wolfsburg, da Alemanha, e o Estudiantes, da Argentina. Não ganhou jogo nenhum, não fez nenhum gol (aliás, fez um… contra), mas… o importante mesmo é competir.

LEIA MAIS: SEM VENCER: Bahia encerrou neste domingo participação na Florida Cup

8- SÓ FALTA NEVAR

Só tá faltando nevar por aqui pra termos certeza que trocamos de lugar com Nova York. E não ache essa hipótese muito estranha não.

Na cidade de Jaguarari (a 409 km da capital, Salvador) uma inesperada chuva de granizo assustou a população. Granizo são pequenas pedras irregulares de gelo. Detalhe, no dia do fenômeno, a temperatura variava entre máxima de 30º e mínima de 26º.

LEIA MAIS: TEMPO, SEU LOUCO: Com máxima de 30°, município no interior da Bahia tem chuva de granizo; Veja vídeo

Pois é, amigos!

Ainda deixamos de fora que fomos uma das 12 sedes da Copa do Mundo de futebol  de 2014 e recebemos partidas das Olimpíadas de 2016. E que ainda vamos receber a Campus Party em agosto deste ano, maior evento de Ciência e Tecnologia do mundo.

LEIA MAIS: FECHADO: Confirmado dia e local da Campus Party em Salvador

E então, viramos ou não cidade de Primeiro Mundo?

Deixe aqui seu comentário lembrando outros eventos importantes.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo, na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/portalaratuonline.