Rui retruca desafio de baratear gasolina e diz que ICMS na Bahia é o mesmo há oito anos
Rui retruca desafio de baratear gasolina e diz que ICMS na Bahia é o mesmo há oito anos
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), criticou a postura do presidente Jair Bolsonaro sobre a polêmica e o desafio lançado sobre o preço da gasolina. O petista participou do Fórum Nacional de Governadores, nesta terca-feira (11/2), em Brasília.
No início de fevereiro, o presidente desafiou os governadores a retirarem tributos estaduais do combustível, a exemplo do Imposto Sobre Comercialização de Mercadorias e Serviços (ICMS). Segundo cálculos do governo, caso isso aconteça, a gasolina será barateada.
Para Rui, que se encontrou com o ministro da Economia, Paulo Guedes, as informações devem ser esclarecidas à população pelo Governo Federal e, assim, ficar claro todo o processo de definição de preço. O petista cobrou também que a política não defina o tom nesse caso.
"Quem faz o preço alto de combustível no Brasil é a rede oligopolizada de fornecimento e a posição da Petrobras em diminuir refino no Brasil e adquirir todo o derivado de petróleo do exterior". De acordo com Rui, o ICMS cobrado é o mesmo há oito anos, quando o preço da gasolina estava por volta de R$ 2.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.