Programa de turismo vai qualificar cerca de oito mil trabalhadores em Salvador; saiba mais

Programa de turismo vai qualificar cerca de oito mil trabalhadores em Salvador; saiba mais

Por Da Redação.

Programa de turismo vai qualificar cerca de oito mil trabalhadores em Salvador; saiba maisValter Pontes/arquivo/Prefeitura de Salvador

A Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), ofertará o programa Capacita Salvador, que beneficiará 7.700 trabalhadores, sendo 2.200 informais e 5.500 vinculados às empresas dos segmentos de meios de hospedagem, agências de viagens, bares e restaurantes e meios de transporte. 

As inscrições deverão ser abertas ainda em setembro. O programa vai oferecer um conjunto de cartilhas, manuais e vídeos, cujo conteúdo estará alinhado com as normas brasileiras e se utilizará de linguagem adequada à realidade sócio educacional dos profissionais do setor, contendo também exemplos do dia-a-dia do trabalho. Inicialmente, pelo menos 120 empresas estarão envolvidas diretamente com o programa. 

Os processos de formação vão abranger todas as ocupações do setor de turismo, a exemplo das camareiras, mensageiros, recepcionistas, garçons, agentes de viagem, entre outros. Além disso, as competências “Hospitalidade”, que abordam o tema “receber bem e servir com excelência”, e “Segurança de Alimentos”, que qualificará os profissionais a manipular alimentos de forma segura, evitando assim contaminações, também serão oferecidas aos participantes.

A capacitação será dividida em dois modelos sendo um para aqueles que ainda não estão no mercado de trabalho e os que já estão na ativa. No primeiro caso, serão realizadas 110 turmas em bairros de Salvador, com a previsão de 2.200 participantes.

Para os que estão inseridos no mercado, a capacitação ocorrerá no próprio local de trabalho. Para isso, profissionais indicados pelos empreendimentos participantes do programa serão capacitados como Instrutores no Local de Trabalho (ILT) e ficarão responsáveis por conduzir o processo de capacitação, valendo-se do material didático desenvolvido, de manuais orientativos e de assessoria técnica oferecida pelo programa.

LEIA MAIS: Benefício de R$ 270 da Prefeitura para trabalhadores informais é prorrogado até dezembro

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.