Primeira mulher a narrar jogo do Nordestão, Manuela Avena fala sobre representatividade: "abrir portas"
Primeira mulher a narrar jogo do Nordestão, Manuela Avena fala sobre representatividade: "abrir portas"
A expectativa, neste sábado (7/3), na Copa do Nordeste, vai além do desempenho dos times Bahia e Confiança. É dia de Manu.
Única baiana, entre homens e mulheres, a narrar uma Copa do Mundo - a da Rússia, em 2018 -, Manuela Avena, 31 anos, marca mais um "golaço" na carreira, amanhã, ao se tornar, também, a primeira mulher a narrar um jogo do Nordestão. "Abrir portas faz as pessoas sonharem com isso", considera.
A partida ocorre na véspera do Dia Internacional da Mulher e o Aratu On conversou com Manu para saber sobre sua história, carreira e representatividade.
Confira nas próximas linhas.
O esporte sempre fez parte da vida de Manuela. Jogou futsal e handebol, ainda criança, e era daquelas de ir ao estádio, escutar jogos pelo rádio ou assistir pela televisão. Pensar na área como profissão, contudo, não foi algo planejado.
Formada em publicidade, Manu entrou para o curso de Rádio e TV, em 2016, ao mesmo tempo em que ingressou em uma pós-graduação em gestão esportiva. Foi por lá que, conversando sobre futebol com colegas, chamou a atenção de um professor, pela propriedade com que falava do assunto.
"Ele me viu falando sobre futebol e me convidou para participar de uma rádio web. Divulguei o material na rede social e uma amiga da faculdade sugeriu que eu fizesse uma entrevista para a rádio CBN. Passei e fiquei lá quase dois anos, em um programa de esporte", contou Manu, em conversa com o Aratu On.
No ano de 2017, ela se dedicou mais à conclusão dos estudos, ainda sem levar a sério a carreira de jornalismo esportivo. Porém, no ano seguinte, tudo mudou: tinha Copa do Mundo.
Com o objetivo de promover a inclusão em um espaço predominantemente masculino, alguns veículos de comunicação fizeram concursos para escolher narradoras para o mundial na Rússia. Incentivada pelo marido, familiares e amigos, Manu se inscreveu e passou em dois deles, após enviar o seguinte vídeo para aprovação:
INUSITADO
O resultado da seleção veio em um momento, no mínimo, inusitado. Era casamento da irmã de Manu, em Petrolina. "Todas as participantes receberiam a resposta [das três finalistas] ao vivo, no canal Fox Sports, mas eu já tinha avisado que não poderia ir, no dia, então, enviaram uma equipe para a festa", conta. "Eu só pensava em não atrapalhar o casamento dela, mas foi bem tranquilo. Ficamos mais afastados e, na hora, com o ponto no ouvido, vibrei em silêncio [risos]. Meus familiares também comemoraram de forma educada enquanto a cerimônia seguia", lembra.
Depois de selecionada, Manu passou 45 dias na ponte aérea Salvador-Rio de Janeiro, em um processo intenso de treinamento, até chegar, enfim, ao período da Copa. Narrou partidas como Portugal x Espanha, Brasil x Costa Rica, Inglaterra x Bélgica e Rússia x Croácia, pelas quartas de final.
No jogo do Brasil, inclusive, narrou gol de Neymar. "Tirando onda!", brinca a repórter, que também já deu voz a gols de, ninguém menos, que Cristiano Ronaldo. "Tenho muita vontade, ainda, de narrar gols de Marta, maravilhosa, e Messi", revela.
Para isso, Manu reforça que é preciso oportunidade e fala sobre a importância de abrir portas para outras mulheres. "Quando comecei a narrar, todo mundo me perguntava quem era minha referência e eu não tinha uma feminina. Não é que não existam, mas é que não têm tanto espaço, infelizmente", reflete.
A narradora, hoje, comemora o fato de receber mensagens de apoio de outras meninas que querem seguir esse caminho. "Sinto-me feliz em narrar, pois outras mulheres abriram portas para que eu chegasse até aqui e pretendo continuar esse legado".
Por fim, conclui:
"Ninguém quer ganhar nada por gênero, e sim por mérito e competência. Não quero narrar porque eu sou mulher, quero narrar porque minha narração é boa, ou, nao quero narrar porque minha narração é ruim. Precisamos de oportunidade, porque não é em um ou dois jogos que eu vou mostrar a minha narração, porque isso é uma evolução, um aprendizado".
'LAMPIONS LEAGUE'
Ah! E sobre a partida entre Bahia e Confiança, neste sábado (7/3), na Fonte Nova? "Quero que seja um jogo de muitos gols, para que eu possa narrá-los", diverte-se.
A transmissão do jogo começa às 15h45, na TV Aratu.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.