Geral

PMs que agrediram jovem por causa do cabelo em Paripe são denunciados por crime de tortura

PMs que agrediram jovem por causa do cabelo em Paripe são denunciados por crime de tortura

Por Da Redação

PMs que agrediram jovem por causa do cabelo em Paripe são denunciados por crime de torturaleitor/Aratu On

Os três policiais militares envolvidos na agressão a um adolescente no dia 2 de fevereiro, no bairro de Paripe, Subúrbio Ferroviário de Salvador, foram denunciados pelo Ministério Público da Bahia (MP) por crimes de tortura, nesta segunda-feira (6/7). 


Segundo a denúncia, os PMs constrangeram a vítima, "valendo-se de sua autoridade, com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico e mental em razão de discriminação e como forma de aplicar castigo pessoal". 



O CASO


No vídeo, gravado por uma pessoa do movimento de luta pela igualdade racial, é possível ver um policial batendo e chutando o jovem homem que, aparentemente, não está armado ou reagindo a abordagem. O agente passa a mão pelo cabelo do jovem, estilo "black power", e pergunta: "Isso é cabelo de trabalhador?". Depois, o policial dá murros na costela do homem e um tapa em sua cabeça. 


Os PMs envolvidos na ação trabalhavam, na época, na 19ª Companhia Independente (CIPM/Paripe). Na época, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), se pronunciou. "Como governador do Estado da Bahia, não admito comportamento de violência policial como o ocorrido no vídeo que circula nas redes sociais. É inaceitável, inadmissível e não reflete o comportamento e os ideais da instituição", disse ele pelo Twitter. 


Também em fevereiro, o comandante da PM, coronel Alselmo Brandão, disse ter afastado o policial que agrediu a vítima. O oficial conversou também com a mãe do jovem, Karina Barros. "Ele não fala muito, mas espero que o policial seja punido, para que isso não aconteça com outros jovens, como aconteceu com meu filho", informou a mulher no dia 4 de fevereiro, mesmo dia em que a situação foi registrada na Corregedoria da PM. 


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.