Pazuello diz que estados receberão vacina contra a Covid-19 simultaneamente
Pazuello diz que estados receberão vacina contra a Covid-19 simultaneamente
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou neste domingo (27/12) que todos os estados receberão a vacina contra a Covid-19 simultaneamente, Independentemente da quantidade da vacina obtida pelo país.
“Nós vacinaremos todos os brasileiros de forma igualitária, de forma proporcional ao número de pessoas por estado e de graça. Confiem nisso, confiem na estrutura do SUS, confiem de que aqui existem pessoas que estão realmente trabalhando diuturnamente para que a gente tenha a vacina distribuída o mais rápido possível e a todos os brasileiros”, afirmou o ministro durante entrevista ao programa Brasil em Pauta, da TV Brasil.
A previsão do Ministério da Saúde é que 24,7 milhões de doses de vacinas estejam disponíveis em janeiro e que alguns grupos prioritários comecem a ser imunizados no mesmo mês. O cronograma de distribuição e imunização é um anexo do plano de imunização, que ainda pode sofrer alterações segundo Pazuello. "Você faz a previsão quando contrata, mas às vezes adianta, às vezes atrasa, e a gente vai atualizando esse cronograma." disse ele.
Nas primeiras fases serão vacinados grupos específicos, como trabalhadores da saúde, idosos, pessoas com comorbidades, profissionais de segurança, indígenas e quilombolas. Já a vacinação em massa deve começar em cerca de quatro meses após o término da imunização dos grupos prioritários.
“São quatro grandes grupos prioritários e, após esses grupos prioritários, que a gente visualiza 30 dias para cada grupo prioritário, a gente começa a vacinar a população dentro das faixas etárias”, disse Pazzuelo. Segundo o ministro, esses 30 dias seriam suficientes para aplicar as duas doses da vacina.
O ministro garantiu ainda que a vacina será voluntária e disponibilizada, de forma gratuita, nas salas de vacinação em cada município. “Nós vacinaremos todos os brasileiros de forma igualitária, de forma proporcional ao número de pessoas por estado e de graça. Confiem nisso, confiem na estrutura do SUS [Sistema Único de Saúde], confiem de que aqui existem pessoas que estão realmente trabalhando diuturnamente para que a gente tenha a vacina distribuída o mais rápido possível e a todos os brasileiros.” finaliza.
LEIA MAIS: Cresce o número de crianças com suspeita de Covid-19 em Salvador, alerta titular da SMS
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.