Ministro admite que não há possibilidade da volta total da energia elétrica no Amapá até esta terça-feira
Ministro admite que não há possibilidade da volta total da energia elétrica no Amapá até esta terça-feira
O ministro de Minas e Energia do Brasil, Bento Albuquerque, declarou nesta segunda-feira (9/11) que não há um prazo para que a energia seja normalizada no estado do Amapá, depois do lecaute registrado na noite da última terça-feira (3/11). Uma ação judicial determina que 100% da energia seja restabelecida até a terça-feira (10/11). O ministro afirmou que será preciso substituir dois transformadores que foram danificados na explosão e o prazo para a chegada dos equipamentos no local é de dez dias.
O apagão foi causado por incêndio que atingiu a subestação de energia elétrica localizada na Zona Norte de Macapá. Quase 90% da população do Amapá, o equivalente a 765 mil pessoas, ficou sem energia elétrica. Com a falta de eletricidade, houve problemas no fornecimento de água potável e nas telecomunicações, além de filas nos postos de combustíveis e prejuízos ao comércio.
Nesta segunda, o apagão completa o sétimo dia e parte do fornecimento de energia em 13 dos 16 municípios do estado foi retomada no sábado (7/11), por meio de um rodízio do fornecimento de luz, com duração de 6 horas, por regiões, imposto pelo governo. A população desaprovou a medida e apontou o descumprimento do cronograma.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003