Médicos dizem acreditar em subnotificação de casos e mortes da Covid-19, aponta pesquisa
Médicos dizem acreditar em subnotificação de casos e mortes da Covid-19, aponta pesquisa
A Associação Paulista de Medicina divulgou uma pesquisa, nesta terça-feira (7/7), onde aponta que 21,5% dos médicos dizem acreditar que o número de mortes provocadas pelo novo coronavírus (Covid-19) é maior do que as estatísticas oficiais nacionais.
Para 45,4%, o volume de casos é superior ao informado pelo Ministério da Saúde. A desconfiança é um pouco menor em relação aos dados das secretarias estaduais de saúde: 18,5% veem subnotificação dos óbitos e 37% da quantidade de casos. Entre os médicos que participaram do estudo, 60% estão atendendo em hospitais ou prontos-socorros que recebem pacientes com Covid-19. Desses, 38,5% atuam em serviços públicos, 33% em privados e 28,5% em ambos.
Dos que atendem pacientes com o vírus, 58,4% disseram que não observaram nenhuma morte causada pela doença. Para 29,1% desses profissionais que estão na linha de frente, os números de mortes divulgados pelos órgãos oficiais estão corretos. Um percentual um pouco menor (24,6%) também avalia que os números de casos estão próximos da realidade. Há ainda 15% que não conseguem ter uma opinião formada a respeito das estatísticas.
O estudo ouviu 1.984 médicos em 23 estados do país.
LEIA MAIS: Gêmeos siameses mais velhos do mundo morrem aos 68 anos nos EUA
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.