Saúde

Estudo diz que casos de Covid-19 no Brasil são 10 vezes maiores do que os notificados, podendo chegar a 7 milhões

Estudo diz que casos de Covid-19 no Brasil são 10 vezes maiores do que os notificados, podendo chegar a 7 milhões

Por Da Redação

Estudo diz que casos de Covid-19 no Brasil são 10 vezes maiores do que os notificados, podendo chegar a 7 milhõesCréditos da foto: ilustrativa/Pexels

Uma pesquisa brasileira indica que o número real de casos de Covid-19 no Brasil é entre oito e dez vezes maior do que a quantidade de diagnósticos divulgada oficialmente pelo Ministério da Saúde. Segundo o UOL, esse estudo é adotado pela Abin (Agência Brasileira de Inteligência) como referência. Considerando que o país atingiu 707.412 casos na segunda-feira (8/7), segundo levantamento do consórcio de imprensa, o número real estaria na verdade entre 5,6 milhões e 7 milhões. A estimativa foi feita por uma equipe de pesquisadores do programa de pós-graduação em modelagem computacional da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e do Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica) de Minas Gerais.


LEIA MAIS: OMS diz que houve 'mal-entendido' em fala sobre circulação de Covid-19 por assintomáticos; "podem transmitir"


LEIA MAIS: Mulher afirma que alho cura Covid-19 e Bolsonaro sugere levá-la para reunião no Ministério da Saúde; assista


Os pesquisadores usaram um modelo computacional que relaciona o número oficial de óbitos com a taxa de letalidade da doença no Brasil, hoje em 5,5%. O estudo compara essa taxa com a de países e locais que fizeram testagem em massa, como Coreia do Sul, Alemanha e a cidade de Nova York, nos Estados Unidos, onde a letalidade fica em torno de 1%.


A notícia, entretanto, é positiva: a subnotificação é menor do que a estimada anteriormente. "Quando publicamos nossa primeira nota técnica, em 30 de março, as estimativas eram de que a subnotificação era de 12 vezes", explica um dos autores do estudo, o professor da UFJF Rodrigo Weber do Santos. "De lá para co Brasil tem feito mais testes. Por isso que a previsão é de que o número oficial de infectados estaria subnotificado entre oito e dez vezes neste momento."


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.