Em meio à pandemia, presidente dos EUA afirma que irá suspender envio de verba à OMS
Em meio à pandemia, presidente dos EUA afirma que irá suspender envio de verba à OMS
O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, informou que suspenderá, temporariamente, o envio de dinheiro para a Organização Mundial da Saúde (OMS). A declaração foi feita nesta terça-feira (14/4), durante coletiva de imprensa na Casa Branca.
A justificativa de Trump é que a OMS tem medidas "pró-China", como se opor às restrições de viagem ao país asiático impostas pelos EUA. Ele disse que fará uma nova análise sobre o papel da organização - segundo ele - na má administração e na tentativa de combater a Covid-19. Até lá, a verba será suspensa.
"Outras nações e regiões que seguiram as diretrizes da OMS e mantiveram suas fronteiras abertas para a China aceleraram a pandemia em todo o mundo", afirmou o presidente. "A decisão de outros países importantes de manter as fronteiras abertas foi uma das grandes tragédias e oportunidades perdidas desde os primeiros dias [da pandemia]".
Trump já tinha ameaçado, no dia 7 de abril, supender o envio do dinheiro - repasses que ultrapassam o valor de 58 milhões de dólares. Naquele dia, no Twitter, criticou a OMS:
"A OMS realmente estragou tudo. Por alguma razão, financiada em grande parte pelos Estados Unidos, mas muito centrada na China. Daremos uma boa olhada nisso. Felizmente, rejeitei o conselho deles de manter nossas fronteiras abertas à China desde o início. Por que eles nos deram uma recomendação tão falha?", escreveu na oportunidade.
Os Estados Unidos têm registro de 592.743 casos de Covid-19 em todo o país e mais de 20 mil mortes.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.