Drauzio Varella afirma que subestimou gravidade do coronavírus e que Carnaval deveria ter sido cancelado
Drauzio Varella afirma que subestimou gravidade do coronavírus e que Carnaval deveria ter sido cancelado
O médico Drauzio Varella afirmou, durante live do jornal Folha de São Paulo, na última quarta-feira (15/4), que o Carnaval no Brasil contribuiu para a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) no país. Para ele, a medida mais correta teria sido o cancelamento da festa.
Drauzio disse, ainda, que subestimou a gravidade do vírus por falta de informações vindas da China e ainda criticou a demora das autoridades do mundo para conter o avanço da Covid-19. "A Espanha está do lado da Itália [epicentro do coronavírus na Europa] e, quando a Itália decretou o isolamento para a população, os espanhóis fizeram aquela Marcha Para as Mulheres, com 200 mil mulheres em Madri. Como admitiram aquilo? Como nós fizemos o Carnaval?", falou. "Certamente, o vírus se disseminou ali naqueles encontros de grande quantidade de gente", acrescentou.
O médico contou que teme por um colapso no sistema de saúde do Brasil, já que além dos que estão infectados com o vírus, têm ainda aqueles que possuem outras doenças. "Quem sofrer um infarto vai pra onde? Quem sofrer um AVC vai para onde? Quem quebrar a perna no degrau de casa ou quem sofreu uma queda no banheiro, para onde vão essas pessoas? Sistema em colapso significa nenhuma vaga para ninguém", destacou.
Drauzio criticou a falta de equipamentos para tratar as pessoas, fato que classificou como " inaceitável em uma nação civilizada". E acrescenta que
"pessoas com outras doenças vão morrer também por falta de condição de tratamento."
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.