Diretor do Butantan diz que vacina chinesa é a mais segura no mundo; "em termos de efeitos colaterais"
Diretor do Butantan diz que vacina chinesa é a mais segura no mundo; "em termos de efeitos colaterais"
O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, declarou que, dentro todas as vacinas que estão em desenvolvimento e que estão sendo testadas contra a Covid-19, a CoronaVac, imunizante chinês desenvolvido pela farmacêutica Sinovac, é a mais segura. A afirmação ocorreu nesta segunda-feira (19/10). "A vacina Butantan é a mais segura em termos de efeitos colaterais. É a vacina mais segura neste momento, não só no Brasil, mas no mundo".
A CoronaVac já foi aplicada em 9 mil voluntários da área da saúde, em parceria com o Butantan, com idades entre 18 e 59 anos. Desse total, apenas 35% dos voluntários tiveram reações adversas leves. Ainda não foi houve relato de nenhum efeito colateral grave.
Na primeira dose, 19% dos voluntários declararam que tiveram dor no local da aplicação; 15% relataram dor de cabeça. Na segunda dose, 19% tiveram dor no local da aplicação e 10%, dor de cabeça; 4% tiveram fadiga e 0,1% disseram ter tido febre baixa.
"Das demais vacinas, nenhuma foi inferior a 70%. Todas, com exceção da vacina do Butantan, tiveram efeitos colaterais de grau 3, os efeitos mais importantes quando se avalia em uma vacina. A vacina do Butantan não teve efeito colateral de grau 3", explicou Dimas. Os resultados de eficácia, que são investigados na fase 3 de estudos, ainda não foram finalizados. Esta etapa, com voluntários brasileiros, teve início em julho deste ano.
LEIA MAIS: Fiocruz inicia pesquisa com vacina da tuberculose para combater a Covid-19
Acompanhe todas as notícias sobre o coronavírus
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.