A Bahia registrou a maior quantidade de casos de Covid-19 registrados em 24 horas, desde o início da pandemia. 4.524 novas confirmações entraram para o boletim epidemiológio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), nesta sexta-feira (31/7).

Até o momento, 166.154 pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus, em território baiano. Desse total, 14.673 encontram-se ativos e 15.137 são referentes a profissionais da área de saúde.

Também nas últimas 24 horas foram contabilizadas 72 mortes, elevando para 3.463 o número de óbitos. Contudo, de acordo com a Sesab, essas 72 mortes não representam o quantitativo de ontem (quinta-feira, 30/7) para hoje:

"Em virtude da metodologia utilizada, que envolve uma dinâmica investigativa e analítica no sentido de validar a causa básica do óbito e, assim, conferir maior fidedignidade aos dados epidemiológicos divulgados, ocorreu um represamento temporário, elevando artificialmente o número de ocorrências diárias".

A secretaria afirma que "mesmo os óbitos que apresentam identificação do vírus em laudo laboratorial e citação de Covid-19 na Declaração de Óbito passam por esse processo de investigação, a fim de minimizar a possibilidade de mascarar a ocorrência de outra causa básica, a exemplo de traumatismo crânio-encefálico (TCE), neoplasia em estágio terminal, dentre outras. O tempo de início dos sintomas e da realização do exame também entram como fatores de análise".

Para tanto, o grupo técnico de vigilância do óbito por Covid-19 dispõe de uma câmara técnica coordenada por médico infectologista de referência. "O referido fluxo foi construído e validado coletivamente, bem como apresentado as regionais de saúde, e encontra-se em operação com os demais municípios da Bahia", explica a Sesab.

RECUPERADOS

Nesta sexta-feira, 4.052 pessoas entraram para a lista de curados. O total de recuperados da doença, agora, é de 148.018, na Bahia.

MUNICÍPIOS

Os casos confirmados ocorreram em 407 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (34,77%). As cidades com os maiores coeficientes de incidência por 100 mil habitantes foram Gandu (3.570,66%), Dário Meira (3.492,06), Almadina (3.367,50), Itajuípe (3.347,81) e Ipiaú (3.067,16).

O boletim epidemiológico contabiliza, ainda, 329.928 casos descartados e 84.582 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira (31/7).

Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

LEIA MAIS: SSA: taxa de ocupação dos leitos de UTI volta a subir e pode interferir na 'fase 2' de retomada das atividades

LEIA MAIS: "Todos vocês vão pegar, um dia. Têm medo do quê?", pergunta Bolsonaro em aglomeração no sul do país

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.