Saúde

Cotado para Ministério da Saúde, Osmar Terra é o parlamentar que mais postou fake news sobre o coronavírus

Cotado para Ministério da Saúde, Osmar Terra é o parlamentar que mais postou fake news sobre o coronavírus

Por Da Redação

Cotado para Ministério da Saúde, Osmar Terra é o parlamentar que mais postou fake news sobre o coronavírusreprodução/Agência Brasil/Aos Fatos

O deputado federal e ex-ministro da Cidadania Osmar Terra (MDB-RS) é o parlamentar que mais difundiu desinformação sobre o novo coronavírus, no Twitter, desde que a pandemia chegou ao Brasil, segundo um levantamento do 'Radar Aos Fatos' divulgado pelo Congresso em Foco. O nome dele tem sido bastante veiculado como possível sucessor de Henrique Mandetta no Ministério da Saúde. 


LEIA MAIS: Mandetta revela que não aceitou saída de Wanderson do Ministério da Saúde: "Sairemos juntos"


A análise considerou os 1.500 tweets sobre o assunto com mais interações (ou seja, retweets e curtidas) publicados por deputados e senadores entre 20 de fevereiro e 8 de abril. No total, foram encontradas 159 postagens com desinformação veiculadas por 22 parlamentares e que somavam cerca de 1,58 milhão de interações no período.


COMENTÁRIO APAGADO PELO TWITTER


Segundo o levantamento, Osmar Terra foi responsável por 38 desses posts (23,9%) e 522.485 dessas interações (32,9%). Um das publicações do deputado chegou a ser retirada pelo próprio Twitter por ter sido considerada falsa. A assessoria do deputado informou ao Congresso em Foco que "'desinformacão' é informação que a mídia não gosta ou não concorda". 


Um dos filhos do presidente, Eduardo Bolsonaro aparece em segundo lugar no ranking. Dos 22 parlamentares que publicaram tweets com desinformação, 19 são da base do governo Bolsonaro (PSL, PSC, Republicanos, Podemos, PSD e MDB). A maioria das notícias falsas divulgadas por eles teve a ver com uma possível cura do coronavírus pela hidroxicloroquina.


Os outros três deputados são do PT: Margarida Salomão (MG), Paulo Pimenta (RS) e Bohn Gass (RS). Na oposição, as noticias falsas mais difundidas foram a de que Cuba havia desenvolvido uma vacina para o novo coronavírus e a de que o presidente americano Donald Trump seria sócio de uma fabricante de hidroxicloroquina.


LEIA MAIS: Brasil contabiliza 3 mil novos casos em um dia e mantém crescimento no número de mortes; confira dados 


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.