Saúde

Comparativo: 20º dia de coronavírus no Brasil é mais alarmante que na Itália, diz jornal

Comparativo: 20º dia de coronavírus no Brasil é mais alarmante que na Itália, diz jornal

Por Da Redação

Comparativo: 20º dia de coronavírus no Brasil é mais alarmante que na Itália, diz jornal Agência Brasil

Vinte dias após o primeiro paciente receber o diagnóstico de coronavírus no Brasil, o país, até a manhã desta quarta-feira (18/3), contabilizava 291 casos confirmados da doença. Para comparação, no 20º dia após seus primeiros casos, Itália e Espanha tinham, respectivamente, três e dois diagnósticos confirmados. As informações são do jornal Folha de São Paulo. 


Segundo a publicação, em 23 dias já eram 155 casos e três mortes no país europeu; entre o 29º e o 30º dias, a epidemia explodiu e foram registrados mais de mil casos e 29 mortes. Hoje, já há mais de 31 mil pessoas com Covid-19 na Itália. Já a Espanha tem mais de 11 mil infecções confirmadas.


LEIA MAIS: No grupo de risco, General Augusto Heleno é diagnosticado com coronavírus, diz jornalista


No Brasil, que tem 209 milhões de habitantes, o número de testes realizados (entre suspeitos, confirmados e descartados) até esta terça (17/3) é de cerca de 11 mil, segundo o Ministério da Saúde. O teste tem sido feito apenas em pacientes mais graves. 


A Fiocruz está aumentando a produção de kits diagnósticos para suprir a necessidade do sistema público do país. Até agora, cerca de 20 mil kits foram disponibilizados. O Ministério da Saúde disse que avaliaria a sugestão da Organização Mundial da Saúde de ampliar a testagem, apesar do custo - cada exame custa mais de R$ 100 - e da necessidade de importação dos insumos. O setor privado também aumenta sua produção.


Um artigo publicado nesta semana na revista médica Jama argumenta que países de renda baixa e média (categoria na qual está o Brasil) podem ter maiores dificuldades para lidar com a pandemia. A recomendação é que o diagnóstico clínico seja feito caso testes moleculares não sejam possíveis. Outra preocupação é manter altos os estoques de medicamentos e outros itens necessários em internações, como respiradores.


Os EUA também tinham menos casos que o Brasil em seu 20º dia  - apenas 13 -, mas o baixo número de testes pode ajudar a explicar. Desde que começaram a circular as primeiras notícias sobre o vírus, no fim de janeiro, americanos encontram dificuldade para fazer o exame em diversas cidades.


LEIA MAIS: Saiba quais os melhores produtos de limpeza para matar o coronavírus; confira lista


LEIA MAIS: Médico é 17ª pessoa infectada por coronavírus na Bahia; profissional atendeu um dos primeiros casos


LEIA MAIS: China anuncia vacina contra o Covid-19; testes em humanos começam esta semana


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.