Saúde

Com doença em desaceleramento, leitos para tratamento da Covid-19 em Salvador serão desativados

Com doença em desaceleramento, leitos para tratamento da Covid-19 em Salvador serão desativados

Por Da Redação

Com doença em desaceleramento, leitos para tratamento da Covid-19 em Salvador serão desativadosdivulgação/Sesab

Cento e sessenta e cinco leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva que foram montados para atender pacientes com Covid-19 serão desativados em Salvador e revertidos para atendimento de outras doenças. O anúncio foi feito pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT), nesta terça-feira (15/9), durante transmissão do seu programa, "Papo Correria", por meio das redes sociais.


A reversão dos leitos ocorrerá no Ernesto Simões Filho e no Couto Maia. No Ernesto Simões, foram destinados 139 leitos para atender pacientes do coronavírus e agora passa a contar com 55 leitos de UTI adulto e 100 leitos clínicos voltados para procedimentos cirúrgicos, além de atendimento ás outras patologias  Já no Couto Maia, que dispõe de 70 leitos clínicos e 90 de UTI dedicados à Covid-19, serão liberados 10 para outras doenças. 


Segundo o governador Rui Costa, a reversão dos leitos não alcançará o interior do estado neste momento. “Nós entramos numa fase desaceleração da doença e agora podemos utilizar esses leitos que foram abertos ou revertidos para atender pessoas com a Covid-19. Esperamos que o número de ocupação de leitos caia ainda mais e possamos continuar com o processo de reversão. No interior ainda não iremos reduzir o número de leitos para atender pacientes da Covid-19 porque decidimos aguardar um pouco mais pela redução no número de casos”, frisou o gestor estadual. 


O secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, participou da transmissão do "Papo e Correria" e comentou o impacto da mudança. “Estamos devolvendo todo o Hospital Geral Ernesto Simões Filho para voltar a ser integrado à rede de urgência e emergência. A unidade deixa de atender pacientes da Covid-19 e passa a ficar focada na alta e média complexidade. O hospital irá receber os pacientes via Central de Regulação". 


Além da reversão desses leitos, a gestão estadual irá desativar alguns leitos voltados para os pacientes infectados com o novo coronavírus. A medida valerá para o Hospital Santa Clara, que dos 59 leitos, continuará com 15 leitos clínicos que serão mantidos como retaguarda. Já o Hospital Riversidade, onde foram implantados 110 leitos clínicos, será totalmente fechado e entrará em reforma. A expectativa é que a unidade reabra em 2021 como um hospital de cuidados prolongados e com um novo conceito de atendimento. 


No Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova haverá uma redução do número de leitos e a unidade manterá 50 leitos de UTI e 30 de enfermaria para atender os pacientes da Covid-19. Já o Pronto-Atendimento exclusivo para atender profissionais da área de saúde, no bairro do Rio Vermelho, terá as atividades encerradas em função da queda da demanda.


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.