Olá, seja bem-vinda(o) de volta! Se você chegou até aqui, acredito que tenha se identificado com o texto da semana passada ou com o título da matéria de hoje. De qualquer forma, espero que as próximas linhas possam te trazer alguma reflexão. 

Hoje iremos falar sobre exercício físico. Bom, todos nós sabemos que fazer exercício físico é bom, não é mesmo? Mas poucos de nós sabemos o real impacto disso na nossa felicidade. E é sobre isso que iremos entender um pouco mais nas próximas linhas. 

Segundo pesquisadores da Universidade de Vermont, os benefícios com o nosso bom humor vindos da prática de algum tipo de exercício físico com apenas 20min de duração podem durar até 12 horas. Impressionante, né? Mais surpreendente ainda é perceber que o exercício físico tem um efeito mais poderoso em nosso estado mental, quando estamos de mau humor. Ou seja, é exatamente naquele dia que você não acordou tão bem, que acordou com “baixo astral”, triste e com muita frustração, que o exercício físico mais fará diferença no seu humor e te trará emoções positivas, como alegria, empolgação e animação. 

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Imagino que você já saiba que pessoas fisicamente ativas são mais felizes e satisfeitas com a vida, certo? Porém, já se perguntou o porque disso? 
Praticar exercício físico aumenta a liberação de endorfinas e outras substâncias que aumentam o bem-estar, além de reduzir os hormônios do estresse como cortisol. Assim, temos essa prática como um grande remédio comprovado e aliado ao combate da depressão e da ansiedade. Quero lembrar à você que, por vezes, quando estamos passando por um momento desafiador, costumamos tentar vários métodos e não vemos efeito. Já pensou em voltar para o básico? Quando começamos a perceber a força do exercício físico, por exemplo, lembramos da necessidade de cuidar da nossa energia vital muitas vezes esquecida no nosso dia a dia.

Nesse momento, imagino que esteja se perguntando o quanto de atividade física semanal é necessária para ter um impacto no seu bem-estar e colher todos esses benefícios que trouxemos acima. De acordo com o Departamento de Saúde dos EUA, pessoas que se exercitam de 30 a 60 minutos, de 3 a 5 vezes por semana sentem benefícios para a saúde mental. Contudo, fazer menos do que essa quantidade já te ajuda a se sentir melhor.

Sei que a constância pode ser um desafio, eu mesma costumo lidar com isso vários dias. Contudo, aqui vão duas dicas para você conseguir impulsionar seu momento de prática semanal:

1. Não é apenas achismo: ouvir uma música animada durante a prática de aeróbico aumenta nosso humor em 15%. Com essas emoções positivas, temos a sensação de que não estamos nos esforçando tanto para completar a quota de exercício físico do dia.

2. Vá para um lugar aberto e, de preferência, aonde você tenha contato com a natureza: quando comparamos malhar em lugar fechado com malhar ao ar livre, temos na segunda opção mais energia e engajamento, além de sentir menos tensão e raiva. Além disso, se você é fã de caminhadas, saiba que caminhar em grupo ao ar livre desestressa mais do que caminhar em ambientes urbanos.

Bom, chegamos ao fim do texto de hoje. Quero te convidar a colocar em prática as 3 ações simples e efetivas que falamos aqui e que contribuir para que você consiga lidar melhor com as preocupações do dia a dia. Pois, como sempre digo: nada adianta conhecimento, se não o colocarmos em prática. 

Um lindo final de semana pra vocês!

Com carinho, 

Bianca Ramos.

SOBRE BIA

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Bianca Ramos | divulgação
 

Bianca Ramos, ou apenas Bia Ramos, tem como propósito resgatar a essência do ser humano, para um mundo mais feliz. Realiza mentorias individuais e em grupo, workshops e palestras com foco em desenvolver a felicidade, tendo como base a Psicologia Positiva, a Neurociência, o método nacional de Felicidade Interna Bruta, do instituto Feliciência e a metodologia internacional CliftonStrengths do Instituto Gallup. 

Agora, ela estará no Aratu On, todas as sextas-feiras, para falar e refletir sobre felicidade.

Saiba mais sobre o trabalho e o propósito dela no Instagram (@biancaramos.f).

Obs.: este texto foi fortemente baseado no infográfico do Happify denominado de “Como fazer exercícios melhora seu bem-estar”.

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