Olá, seja muito bem-vinda(o) por aqui novamente! Nesta sexta-feira, dia 13 de novembro, é o dia mundial da generosidade e é com essa inspiração que iremos conversar nas próximas linhas. 

Imagino que possa estar se perguntando o porque de termos um dia mundial para homenagear a generosidade. Bom, não irei entrar nas razões históricas que motivaram o surgimento desse dia, mas o que posso trazer é que a generosidade impacta na sua saúde, na longevidade, no seu bem-estar psicológico, no seu ambiente de trabalho, nos seus relacionamentos e, claro, na construção da sua felicidade.

Assim, nada mais justo que a generosidade ser considerada pela neurociência como uma das "Happiness Skills" (habilidades de felicidade). Ou seja, a ela é vista pela ciência como uma habilidade fundamental para você ser mais feliz, pois, praticando a generosidade, você tem um impacto positivo diretamente no seu cérebro. 

Em um estudo realizado em 2008 pela pesquisadora Dra. Barbara Fredrickson, professora norte-americana no departamento de psicologia da Universidade da Carolina do Norte, alunos que realizaram atos aleatórios de bondade por seis semanas, e se engajaram nessas atividades, tiveram um aumento de 42% na sua felicidade. Na mesma linha, o Dr. Stephen Post, de Ohio, mostra que quando damos o melhor de nós, tudo é afetado na nossa vida de forma positiva, aumentando nossa satisfação com a vida, autorrealização e até mesmo nossa saúde física. Ainda, o neurocientista Richard Davidson diz que e generosidade é o caminho mais potente para a geração de bem-estar duradouro. E, por fim, no mesmo sentido, a Universidade de Berkely traz alguns pontos importantes para serem trabalhados que levam a uma maior felicidade, sendo que um deles é a bondade. 

Bom, imagino que já esteja clara a importância da generosidade nas nossas vidas. Assim, antes de irmos para as dicas práticas de como você pode aplicar no seu dia a dia para ser mais feliz, quero destacar dois pontos essenciais: 

1 – A generosidade não envolve apenas o doar dinheiro. Essa habilidade pra felicidade envolve a entrega de bens materiais, tempo, atenção, ajuda, encorajamento, disponibilidade emocional, dentre outros. Ou seja, doar dinheiro é apenas uma das inúmeras maneiras de exercer a generosidade. 

2 – Para ter efetividade e obter resultado significativo na sua vida, é necessário praticar a generosidade sem esperar nada em troca. Isso mesmo, o seu objetivo final deve ser contribuir para a vida da outra pessoa, e não algo para si próprio. O seu beneficio individual pode ocorrer ou não e, se ocorrendo, será apenas um bônus. 

Nesse momento, você pode estar se perguntando: “já que é tão importante, como posso colocar em prática e ser mais generosa(o)?”. Para te ajudar, listei 6 formas simples para você se inspirar e colocar a mão na massa:

a) Compartilhe uma noticia inspiradora pra algumas pessoas.
b) Ajude alguém a atravessar a rua.
c) Faça um elogio genuíno para um desconhecido na rua.
d) Ligue pra um amigo e diga 3 características que você admira nele.
e) Faça um presente surpresa pra alguém e deixe na portaria.
f)  Doe um dinheiro para alguma instituição na qual você acredite na causa.

Simples, ? Isso mesmo! Simples e efetivo. Quero te convidar a colocar em práticas algumas dessas ações e depois me falar no instagram como você se sentiu! 

Lembre-se: nada adianta conhecimento, se não o colocarmos em prática. E, como sempre digo: se essas linhas te trouxeram alguma reflexão, minha missão foi cumprida. 

Um lindo final de semana pra vocês!

Com carinho, 

Bia Ramos.

SOBRE BIA

bia-ramos
Bianca Ramos | divulgação
 

Bianca Ramos, ou apenas Bia Ramos, tem como propósito resgatar a essência do ser humano, para um mundo mais feliz. Realiza mentorias individuais e em grupo, workshops e palestras com foco em desenvolver a felicidade, tendo como base a Psicologia Positiva, a Neurociência, o método nacional de Felicidade Interna Bruta, do instituto Feliciência e a metodologia internacional CliftonStrengths do Instituto Gallup. 

Agora, ela estará no Aratu On, todas as sextas-feiras, para falar e refletir sobre felicidade.

Saiba mais sobre o trabalho e o propósito dela no Instagram (@biancaramos.f).

LEIA MAIS: Coluna da Bia: confira mais cinco dicas para ter uma vida mais feliz

VEJA TAMBÉM: Aratu Viver Melhor - "Fazer o bem faz bem"

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.