Bolsonaro sanciona sem vetos regulamentação do Fundeb; texto prevê a ampliação da participação da União
Bolsonaro sanciona sem vetos regulamentação do Fundeb; texto prevê a ampliação da participação da União
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou a lei que regulamenta os repasses do novo Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) a partir de 2021. Sem vetos, a sanção foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na noite de sexta-feira (25/12).
O Fundeb é o principal mecanismo de financiamento da educação básica, que vai da pré-escola ao ensino médio. O texto prevê a ampliação gradual da participação da União no Fundeb, de forma a chegar a 23% a partir de 2026. A participação federal passa dos atuais 10% para 12% em 2021. Já em 2022, a expectativa é que chegue a 15%; em 2023, 17%; em 2024, 19%; em 2025, 21%; e a partir de 2026, 23%.
"A sanção presidencial ao projeto representa um importante avanço da legislação no sentido de tentar assegurar de modo perene o repasse de recursos para os fins atinentes ao desenvolvimento da educação básica e da valorização dos profissionais que a operacionalizam”, informou o Palácio do Planalto.
Pela lei sancionada, os fundos estaduais destinados à educação básica serão abastecidos por parte da receita obtida através da arrecadação de diversos impostos, como, por exemplo, do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços; do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e do Imposto sobre Produtos Industrializados.
LEIA MAIS: Cantor Amado Batista testa positivo para Covid-19 após show com aglomeração
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.