Bolsonaro é escolhido ?pessoa corrupta do ano? por consórcio internacional de jornalistas investigativos

Bolsonaro é escolhido ?pessoa corrupta do ano? por consórcio internacional de jornalistas investigativos

Por Da Redação.

Bolsonaro é escolhido ?pessoa corrupta do ano? por consórcio internacional de jornalistas investigativosJosé Cruz/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro foi escolhido a ‘pessoa corrupta do ano’ pelo Organized Crime and Corruption Reporting Project (OCCRP, ou Projeto de Reportagem de Crime Organizado e Corrupção), um dos maiores consórcios de jornalistas investigativos do mundo. A escolha foi anunciada pelas redes sociais do grupo na manhã desta quarta-feira (30/12)

Bolsonaro venceu por  "promover o crime organizado e a corrupção". “Eleito na esteira da Operação Lava Jato como um candidato anticorrupção, Bolsonaro se rodeou de figuras corruptas, usou propaganda para promover sua agenda populista, minou o sistema de justiça e travou uma destrutiva guerra contra a região da Amazônia, que enriqueceu alguns dos piores donos de terra do País”, diz o comunicado da organização.

Os finalistas, além de Bolsonaro, eram Donald Trump; o presidente da Turquia, Recep Erdogan; e o oligarca da Ucrânia Ihor Kolomoisky. Os jurados, uma banca internacional de jornalistas investigativos, acadêmicos e ativistas, escolheram Bolsonaro "por causa de sua hipocrisia", segundo a OCCRP. 

"Bolsonaro foi acusado de coletar salários para funcionários fantasmas - uma prática conhecida como rachadinha. Mas os juízes o escolheram por causa de sua hipocrisia - ele assumiu o poder com a promessa de combater a corrupção, mas não apenas se cercou de pessoas corruptas, como também acusou erroneamente outros de corrupção", diz a nota.

Já foram premiados o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro (2016), o presidente da Rússiva Vladimir (2014) Putin e o presidente do Azerbaijão Ilham Aliyev (2012). O consórcio funciona como uma plataforma de jornalismo investigativo que conecta mais de 50 centros espalhados pelo mundo, em especial na Europa, Cáucaso, Ásia Central e África. O grupo publica mais de 150 reportagens investigativas por ano.

LEIA MAIS: Rui Costa diz que pretende começar vacinação "se o governo federal atrapalhar menos" e volta a ameçar entrar na justiça

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.