Bahia tem menor área de seca desde agosto de 2015; fenômeno é registrado em mais de 75% do estado
Bahia tem menor área de seca desde agosto de 2015; fenômeno é registrado em mais de 75% do estado
A última atualização do Monitor de Secas, ferramenta do governo para acompanhar o território brasileiro, aponta que na Bahia a área neste tipo de situação caiu de 80,97% para 75,78% entre maio e junho. Este é o menor percentual do fenômeno no estado desde agosto de 2015, quando 61,7% do território baiano registrou seca.
Os dados divulgados nesta terça (21/7) mostram ainda que que a seca moderada, que estava presente em 31,01% do estado, só foi percebida em 17,94% do território entre maio e junho. A seca grave é percebida em 3,71% da Bahia e a seca fraca está presente na maior parte do estado, em 54,13%.
LEIA MAIS: Justiça decreta prisão preventiva do namorado de médica que caiu do 5º andar de prédio em Armação
Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), os acumulados de chuvas em junho na Bahia variaram entre valores abaixo de 10mm, na porção centro-oeste, e valores em torno de 250mm no litoral. Isso favoreceu a uma redução da intensidade da seca (caindo de moderada para fraca) em grande parte do centro-sul do estado. Também houve uma pequena expansão da área sem seca em parte do setor nordeste e, ainda, no extremo sul. No extremo norte, na divisa com o Piauí, ainda prevalece o núcleo de seca grave.
BRASIL
Além da Bahia, houve redução das áreas de seca em outros seis estados: Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Por outro lado, houve o aumento das áreas com o fenômeno em cinco estados: Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais e Rio de Janeiro, este último com primeira seca registrada no Estado. Em Tocantins a área se manteve estável.
Em cinco estados houve a redução da gravidade das secas: Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Sergipe. Para a agência, quando analisados os últimos meses, há um predomínio de chuvas acima da média no Nordeste, o que vem contribuindo para uma contínua redução dda seca na maior parte desta região. Porém, como as chuvas variam, ainda há pequenas áreas de seca moderada a grave.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.