Live com escritoras negras baianas homenageia Mãe Stella de Oxóssi e o Julho das Pretas; confira
Live com escritoras negras baianas homenageia Mãe Stella de Oxóssi e o Julho das Pretas; confira
Uma roda de conversa virtual para celebrar o Dia do Escritor e o Julho das Pretas acontece neste sábado (25/7), às 17h, no canal da Fundação Gregório de Mattos (FGM) no YouTube. O encontro homenageia a escritora imortal da Academia de Letras da Bahia e personalidade emblemática de importante representatividade religiosa, enquanto Iyalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá, Mãe Stella de Oxóssi, que faleceu em 2018, aos 93 anos.
Além de Mãe Stella, outras mulheres negras e baianas, que vêm se destacando na cena literária para além das fronteias da Bahia e do Brasil, serão reverenciadas na live. São elas as escritoras Maria Alice Pereira da Silva, Helena Nascimento, Jenyffer Nascimento e Sara Messias. A mediação será feita pela Gerente de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura da FGM (GBPLL), Jane Palma.
CONVIDADAS:
Maria Alice e Sara Messias | Divulgação/FGM
Maria Alice Pereira da Silva é advogada, mestra e doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA. Ex-Secretária Municipal da Reparação da Cidade de Salvador, foi a primeira presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Direitos dos Afrodescendentes - OAB/BA. É sócia efetiva do IGHB (Instituto Geográfico e Histórico da Bahia) e membro do IAB (Instituto dos Advogados da Bahia). Estudiosa das questões afro-brasileiras, atua na área de direitos humanos, inclusão social e políticas públicas.
Sara Messias é escritora baiana e lançará sua primeira obra, o livro “Aqualtune: Um sonho chamado liberdade”, nesta sexta-feira (24/7), na Itália. Sua obra resgata história da lendária princesa do Congo e traduz a relação repleta de dor, crueldade e mortes do povo africano. Através de uma leitura leve e tocante, a autora convida o leitor a fazer uma verdadeira viagem no tempo nesse romance histórico, perpassando por cenários que evidenciam o sofrimento ao qual a população negra foi submetida: o Holocausto Africano e Índigena, um dos maiores crime perpetrados contra a humanidade.
Helena Nascimento e Jenyffer Nascimento | Divulgação
Helena Nascimento é escritora, educadora e idealizadora do projeto "O que tem atrás da porta”. Jenyffer é escritora, educadora, participou da coletânea "Sarau do Binho" e tem poemas publicados na antologia Pretextos de mulheres negras (2013), coletânea que contou com a participação de vinte e duas autoras. Seu primeiro trabalho individual é Terra fértil (Editora Mjiba, 2014).
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.