Capoeiragem Mirim celebra o Dia da Consciência Negra com evento de batizado e troca de graduações
A comemoração também contará com a ação Bateria Sustentável Capoeiragem Mirim, que reúne instrumentos da capoeira feitos pelos participantes a partir de materiais reciclados
Para celebrar o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), o Centro de Treinamento e Estudos da Capoeiragem (CTE Capoeiragem) vai realizar uma ação especial com crianças e adolescentes participantes do Capoeiragem Mirim, projeto que promove uma imersão em estudos e práticas da Capoeira de forma gratuita.
No sábado (19/11), das 15h às 17h, a Pracinha da Cultura, em Camaçari, na região metropolitana de Salvador (RMS), vai sediar o batizado e troca de graduações. Na ocasião, também será apresentada a Bateria Sustentável Capoeiragem Mirim – cujos instrumentos são fabricados pelos próprios participantes a partir de materiais recicláveis.
Para o empreendedor sócio-cultural-esportivo mestre Balão, fundador do CTE Capoeiragem e criador do Capoeiragem Mirim, não dá para desassociar a celebração da Consciência Negra da cultura capoeirística, como símbolo de luta, principalmente na Bahia.
"A capoeira é a representação imaterial da resistência de um povo que teve gingado para se esquivar da opressão; opressão dos senhores de engenho no Brasil colonial, opressão da polícia no período em que a arte era contravenção, incluída no Código Penal de 1890 (até ser declarada pelo presidente Getúlio Vargas como esporte verdadeiramente nacional) e a opressão do racismo e da desigualdade que permanecem hoje como sequelas desse passado violento", disse Balão.
CTE CAPOEIRAGEM
O Centro de Treinamento e Estudos da Capoeiragem, fundado por mestre Balão e mestre Papa, está presente em cinco estados - Bahia, São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina e Sergipe - e, além do Brasil, possui centros de treinamento e estudos na Alemanha, Bélgica, Suíça e Itália. Reunindo aulas para crianças, adolescentes e adultos, o programa engloba instrumentos e musicalidade, rodas mensais, pesquisas sobre as raízes culturais da Capoeira e folguedos populares, além de viagens em diversos eventos que promovem intercâmbio cultural pelo mundo. O eixo principal de trabalho de todos os núcleos do CTE Capoeiragem é a educação com base na cultura da Capoeira.
CAPOEIRAGEM MIRIM
Com a proposta de oferecer a Capoeira como ferramenta de educação e transformação social, o Capoeiragem Mirim já beneficiou milhares de crianças ao longo dos seus 28 anos de história. Além de Camaçari, o projeto acontece na comunidade do Bate Facho, na Boca do Rio; na comunidade do Paraíso Azul, no Costa Azul; e na Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM), em Nazaré, atendendo uma média de 270 crianças e adolescentes de 4 a 16 anos, estudantes de escola pública.
A segunda edição do projeto Capoeiragem Mirim realizado em Camaçari tem patrocínio da Braskem e do Governo do Estado, por meio do Fazcultura, da Secretaria de Cultura e da Secretaria da Fazenda. A iniciativa conta ainda com o marketing cultural da Polo Cultural e apoio da Secretaria de Cultura de Camaçari.
SERVIÇO
Batizado & Troca de Graduações em comemoração ao Dia da Consciência Negra
Quando: sábado (19/11), das 15h às 17h
Quanto: Pracinhas da Cultura | Avenida Luis Gonzaga 2812-2912 - PHOC 3, em Camaçari - BA
Quanto: evento gratuito
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!