Cuidados no ano novo: confira dicas para soltar fogos em segurança durante os festejos da virada
Os itens devem ser utilizados longe de outras pessoas e principalmente distante das caixas de energia.
Onde passar o ano novo? Seja dentro de casa, ou próximo à praia, em qualquer lugar é preciso ter cuidados quando o assunto é rede elétrica. Neste período, é comum o uso de fogos de artifício, mas o uso deve ser feito com extrema cautela e distante das fiações.
Segundo a Neoenergia Coelba, empresa responsável pelo fornecimento de energia, o primeiro ponto de atenção é no uso de bombas, fogos e rojões. Os itens devem ser utilizados longe de outras pessoas e principalmente distante das caixas de energia. "O mais distante possível das fiações, sempre em locais abertos e isolados", afirmou o gerente de Saúde e Segurança, Hugo Vidal.
É importante lembrar que todos os itens só podem ser manuseados por adultos, seguindo as orientações de segurança do fabricante estampadas na embalagem, sempre optando por comprar produtos com certificado de garantia e qualidade, em especial atendendo aos requisitos do INMETRO.
Os riscos associados ao uso de fogos de artifício próximos da rede elétrica incluem acidentes que podem prejudicar o fornecimento de energia e até situações fatais. No caso de interrupção da energia, a primeira providência é não se aproximar do local atingindo pelos artifícios, isolar a área e acionar a distribuidora através do 116 para identificação da situação e devidas intervenções.
Jamais se aproxime ou toque em fios caídos no chão, ou tente retirar objetos da rede. Somente a equipe da Coelba está habilitada para tais procedimentos. Outras recomendações de segurança no uso de fogos são evitar soltá-los próximos a fachadas de prédios e vegetação densa, além de comprar artefatos que venham com uma base, pois não é recomendável segurá-los diretamente com as mãos.
LEIA MAIS: Dum Ice é acusado de ser despejado de casa de luxo e se defende
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!