O ônibus elétrico que começou a ser testado em julho, em Salvador, fará uma linha especial durante a Semana do Clima, que começa nesta segunda-feira (19/8), no Salvador Hall, dentro do Wet'n Wild, na Avenida Luiz Viana Filho (Paralela). O veículo vai operar até sexta-feira (23/8), quando termina o evento, que é organizado pela ONU e pela Prefeitura.  

LEIA MAIS: Ônibus 100% elétrico começa a ser testado em Salvador nesta semana

A linha terá a numeração E135, saindo do Shopping Paralela até a Cidade do Clima, montada para receber o evento. Ela fará o seguinte itinerário: Shopping Paralela, Avenida Paralela, retornando pelo viaduto da Avenida Orlando Gomes, passando novamente pela Paralela, retornando no viaduto em frente à loja Ferreira Costa e seguindo outra vez pela Paralela, em retorno ao shopping.

Os horários de saída do estabelecimento comercial são:

7h30
8h10
8h50
12h20
13h
13h40
14h20
16h
16h40
17h20

PONTO DE TÁXI

Outra opção aos participantes da Semana do Clima é utilizar o aplicativo Taxi Mobi e solicitar um veículo com a operação na Bandeira 1, com 20% de desconto. Na saída do evento também haverá táxis que estarão disponíveis no ponto instalado especialmente para a ocasião.

SOBRE O ÔNIBUS ELÉTRICO

O veículo, que não emite qualquer tipo de poluição, começou a ser testado em algumas linhas do transporte público de Salvador no último 16 de julho, com tarifa normal (R$ 4), durante 30 dias. O objetivo principal do teste era checar a adequação do veículo às condições do dia a dia do transporte coletivo e as características geográficas da cidade, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob).

Da empresa chinesa BYD, o ônibus tem capacidade para 51 passageiros em pé e 26 sentados. Ele possui dois motores, freio ABS, potência de 400 cv e consegue rodar 250 Km com a bateria completa, que leva até quatro horas para ser recarregada. 

LEIA MAIS: Passageiro morre após reagir a assalto a ônibus em Paripe

O sistema de carregamento da bateria é feito em uma central de abastecimento, que pode ser instalada na garagem dos veículos. O ônibus é conectado em uma tomada até concluir o processo. 

Altamente sustentável, o transporte possui a presença de 100% de suspensão pneumática, que oferece mais conforto ao passageiro com o sistema de ajoelhamento, compreendendo o piso baixo e a ausência de degraus. Além disso, acionando um botão, o veículo é inclinado para o lado direito, onde uma prancha é deslizada para facilitar o acesso dos cadeirantes e pessoas com deficiência com tranquilidade e segurança.

LEIA MAIS: Dois morrem em grave acidente na BR-116; ex-vereador está entre as vítimas

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.