O governador da Bahia, Rui Costa (PT), mandou um recado para o ministro da Educação, Abraham Weintraub, nesta terça-feira (21/5). Por meio do Twitter, ele convidou o gestor da pasta a vir para o estado para aprender sobre matemática e gestão. "Posso lhe ensinar", disse Rui. O recado de Rui foi em resposta a um vídeo gravado pelo titular da pasta o acusando de propagar fake news.

Veja:

Rui, então, respondeu:

Confira a fala do governador, na íntegra:

"Queria mandar um recado 'pro' ministro da educação. Pelo visto, ele está com uma fixação na Bahia e no governador. Ministro, se o senhor ainda estiver no cargo, até semana que vem, eu lhe convido a vir para a Bahia. Eu já dei banca, muitas vezes, de matemática, então posso lhe ensinar, por exemplo, a fazer cálculo de proporção, a fazer conta... Para o senhor não passar vergonha nacionalmente. E se o senhor quiser, também, aprender 'gestão', a não cortar recursos e, sim, aplicar recursos na educação, a criar programas de apoio à juventude - como nós criamos o programa 'Mais Futuro' -, vem aqui pra Bahia que eu te ensino como é que [se] governa e como é que faz boa gestão 'pra' ser aprovado por 76% do povo. Vem 'pra' cá que a gente te ensina!".

CORTES 

Em abril, o Ministério da Educação anunciou que universidades como a Ufba, UnB e UFF teriam 30% das dotações orçamentárias bloqueadas.  A pasta disse que estudou "os bloqueios de forma que nenhum programa seja prejudicado e que os recursos sejam utilizados da forma mais eficaz. O Programa de Assistência Estudantil não sofreu impacto em seu orçamento.”

LEIA MAIS: Grupo realiza protesto contra cortes de verbas da UFBA, no Canela; veja vídeo

LEIA MAIS: MEC bloqueia 30% do orçamento de três universidades federais; UFBA está na lista

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.