Homem é condenado por comentários racistas em rede social; "negros no geral são desprovidos de inteligência"
Homem é condenado por comentários racistas em rede social; "negros no geral são desprovidos de inteligência"
Um homem de Ribeirão Preto, em São Paulo (SP) foi condenado por racismo após a postagem de comentários preconceituosos no Facebook. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), que fez a denúncia, as mensagens foram publicadas em setembro de 2017, quando o hoem mencionou por duas vezes que os negros seriam ?desprovidos de inteligência?.
Nos comentários, postados em uma publicação da página ?Pense, é grátis?, o internauta diz que há uma diferença entre humanos brancos e negros que seria o ?resultado de milhares de anos de evolução?. O homem disse ainda que acha natural que brancos e negros possuam habilidades físicas e mentais diversas.
?Por exemplo negros no geral são desprovidos de inteligência, mas tendem a ser mais fortes, os brancos por outro lado mais fracos porém mais inteligentes e isso é o resultado da adaptação genética, impossível não perceber q existe sim diferença entre os povos, mas insistem em dizer q não?, diz trecho de uma das mensagens.
Ainda de acordo com o MPF, o autor dos comentários tentou se justificar no julgamento alegando ter familiares e amigos negros, o que, segundo ele, demonstraria o respeito que tem por essas pessoas. O internauta também disse que seu intuito era ser irônico, que isso não havia sido explicado em fases anteriores do processo ?por mero esquecimento? e que as mensagens haviam sido tiradas do contexto.
Agora, o homem será submetido à prestação de serviços comunitários por 720 horas. O MPF explicou que a condenação à prestação de serviços substituiu a pena original aplicada, de dois anos de prisão. O internauta também deve pagar um salário mínimo a um grupo assistencial.
LEIA MAIS: Dupla suspeita de cobrar por imóveis que não existiam é presa em Salvador
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003