Site do Banco Central cai após grande número de acessos à sistema que consulta dinheiro 'esquecido'
O site do Banco Central (BC) está instável desde desde o início da manhã desta terça-feira (25/1). O motivo é o grande número de acessos ao Sistema Valores a Receber (SVR), lançado na noite dessa segunda-feira (24), que permite que a pessoa identifique se tem algum dinheiro depositado em seu nome, sem que tenha conhecimento (o que pode ocorrer em casos de devolução de cobranças indevidas de tarifas, por exemplo).
À imprensa, o Banco explicou que o SVR "recebeu demanda acima da esperada e estamos ajustando a capacidade de atendimento". Com essa instabilidade, os leilões que foram hospedados no portal também foram afetados, sem divulgação adequada dos resultados.
Até o momento não foi informada uma previsão de retorno à estabilidade.
COMO FUNCIONA
O SVR é uma funcionalidade do Registrato, sistema do BC que fornece um extrato das informações de uma pessoa com instituições financeiras. Utilizando CPF ou CNPJ, o SVR pode ser consultado na sessão "Minha Vida Financeira", no site do Banco Central. A estimativa é de que haja cerca de R$ 8 bilhões "esquecidos" nas instituições do país.
O Registrato fornecia, até então, consultas apenas sobre dívidas (abertas ou liquidadas), abertura de contas bancárias (ativas ou inativas) e remessas de dinheiro ao exterior. De acordo com o BC, existem cerca de R$ 8 bilhões parados em bancos e demais instituições financeiras, esperando serem sacados.
RESGATE
Para reaver os recursos, o cidadão poderá pedir o resgate de duas formas. A primeira será diretamente via Pix na conta indicada no Registrato, caso a instituição tenha aderido a um termo específico com o BC. Nos demais casos, o beneficiário informará os dados de contato no sistema, e a instituição o meio de pagamento ou de transferência.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.