Geralhá 7 meses. Fonte: Da redação, com informações da Agência Brasil

Site do Banco Central cai após grande número de acessos à sistema que consulta dinheiro 'esquecido'

Creditos da foto:Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Site do Banco Central cai após grande número de acessos à sistema que consulta dinheiro 'esquecido'

O site do Banco Central (BC) está instável desde desde o início da manhã desta terça-feira (25/1). O motivo é o grande número de acessos ao Sistema Valores a Receber (SVR), lançado na noite dessa segunda-feira (24), que permite que a pessoa identifique se tem algum dinheiro depositado em seu nome, sem que tenha conhecimento (o que pode ocorrer em casos de devolução de cobranças indevidas de tarifas, por exemplo).

À imprensa, o Banco explicou que o SVR "recebeu demanda acima da esperada e estamos ajustando a capacidade de atendimento". Com essa instabilidade, os leilões que foram hospedados no portal também foram afetados, sem divulgação adequada dos resultados.

Até o momento não foi informada uma previsão de retorno à estabilidade.

COMO FUNCIONA

O SVR é uma funcionalidade do Registrato, sistema do BC que fornece um extrato das informações de uma pessoa com instituições financeiras. Utilizando CPF ou CNPJ, o SVR pode ser consultado na sessão "Minha Vida Financeira", no site do Banco Central. A estimativa é de que haja cerca de R$ 8 bilhões "esquecidos" nas instituições do país.

O Registrato fornecia, até então, consultas apenas sobre dívidas (abertas ou liquidadas), abertura de contas bancárias (ativas ou inativas) e remessas de dinheiro ao exterior. De acordo com o BC, existem cerca de R$ 8 bilhões parados em bancos e demais instituições financeiras, esperando serem sacados.

RESGATE

Para reaver os recursos, o cidadão poderá pedir o resgate de duas formas. A primeira será diretamente via Pix na conta indicada no Registrato, caso a instituição tenha aderido a um termo específico com o BC. Nos demais casos, o beneficiário informará os dados de contato no sistema, e a instituição o meio de pagamento ou de transferência.

LEIA MAIS: Cidadão pode verificar valores a receber de bancos no Registrato; sistema permite consultar dados bancários e dívidas

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Notícias Relacionadas

Não é um portal! É a vida ao vivo, em tempo real! O Aratu On é uma plataforma focada na produção de conteúdo audiovisual, que fala da Bahia e dos baianos para o Brasil e para o mundo. Aqui, a notícia é no tempo presente.

Fotos do Instagram

Práticas sustentáveis ligadas à consciência ambiental estão cada vez mais em voga entre os pecuaristas. Afinal, a preservação do meio ambiente é essencial para a continuidade do setor produtivo.

Nesse contexto, a incorporação de novas tecnologias e práticas na produção de proteína animal têm contribuído diretamente nos processos sociais, tendo em conta sua relação com o meio ambiente. A bola da vez entre entre os criadores é a reutilização, o reaproveitamento e a reciclagem. 

O engenheiro ambiental, Tiago Lima, responsável pela planta frigorífica da @boidouradopremium, no município de Muquém do São Francisco, ressalta que "a integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais, através do Cadastro Ambiental Rural (CAR), colaborou diretamente na perspectiva".

De acordo com Lima, dentre as ações de sustentabilidade desenvolvidas pela Frijoa, vale destacar a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), capaz de remover até 90% da carga poluidora de toda a planta frigorífica.

"Por nossa lagoa de tratamento de efluentes passa  toda água que desce da indústria: água de esgoto, de lavagem de boi, da sala de abate e que escorre pelo ralos da indústria. Estamos investindo também em um projeto de fertirrigação, em que todo esse esgoto tratado será reutilizado em um processo de irrigação controlado e monitorado por engenheiros altamente capacitados, evitando assim que este efluente líquido seja lançado em corpos hídricos, contaminando o solo e lençol freático".

Veja a matéria completa em www.aratuon.com.br

#AratuOn #Publicidade #BoiDouradoA prisão preventiva do policial penal Jorge José da Rocha Guaranho foi convertida pela Justiça do Paraná em prisão domiciliar com o auxílio de monitoramento por tornozeleira eletrônica por até 90 dias. A informação foi publicada pelo Uol. O equipamento foi instalado por volta das 21h45. Ontem (10/8) à tarde, ele teve alta do hospital Ministro Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu (PR).

A publicação ressalta, ainda, que pós deixar o leito hospitalar, ele seria transferido ao Complexo Médico Penal em Pinhais, na região metropolitana da capital Curitiba, onde ficaram os políticos detidos pela Operação Lava Jato. Mas a medida foi revogada após a unidade prisional informar não ter condições para receber o detento devido ao seu "grave quadro clínico".

O policial penal foi denunciado por homicídio qualificado pelo assassinato do guarda municipal Marcelo Arruda, morto a tiros quando comemorava o aniversário de 50 anos com uma festa temática do PT na noite de 9 de julho em Foz.

O Uol informou também que em decisão assinada, ontem (10/8) à tarde, o juiz Gustavo Germano Francisco Arguello, da 3ª Vara Criminal de Foz do Iguaçu, criticou a demora da unidade prisional para informar não ter condições para receber Guaranho.

"Não bastasse a absurda situação de se constatar a total incapacidade técnica do Estado em cumprir a ordem judicial que decretou a prisão preventiva do réu, tem-se a inacreditável omissão em comunicar tempestivamente a sua inaptidão", cita o magistrado, em um dos trechos da decisão.

#AratuOnFerroviários dos sistema de trens desativado do Subúrbio de Salvador fazem, na manhã desta quinta-feira (11/8), uma manifestação, no Largo da Calçada. Portando faixas e cartazes e com o auxílio de carro de som, eles protestam contra a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB).

Segundo a entidade sindical que representa a categoria, Sindiferro, os trabalhadores seguem fortes, mobilizados para reivindicar os seus direitos. O protesto de 99 empregados é motivado, conforme o sindicato, devido a um acordo de Plano de Demissão Incentivada dos trabalhadores, proposto, assinado e não cumprido pelo Governo do Estado da Bahia. 

Além do PDI, a categoria reivindica a Supressão das Horas-Extras, Laudo do PPP – Perfil Profissional Profissiográfico e PCS – Plano de Cargos e Salários. O manifesto foi aprovado por unanimidade pela categoria, em assembleia, na quinta-feira (10/8).

#AratuOn #SubúrbioEm um vídeo, que viralizou nas redes sociais, uma senhora demonstra extrema agilidade para escalar e pular a catraca de um ônibus. O registro foi feito por passageiros que observavam uma confusão envolvendo dois rapazes, quando presenciaram a idosa tentando se afastar do tumulto, na manhã de segunda-feira (9/8), em Belo Horizonte. 

As imagens flagram dois homens se empurrando na parte dianteira do coletivo. Em determinado momento, a confusão ganha tons mais tensos e a discussão acaba em troca de socos. A senhora, que também estava na parte da frente, se assustou com toda a movimentação e decidiu fugir pulando a catraca. 

Após algum esforço, a mulher consegue pular sem se ferir. Segundo informações do Portal O Tempo, após um estudante adentrar o veículo e se recusar a validar sua passagem, o condutor teria se irritado com a atitude do rapaz e iniciado as agressões. Testemunhas relaram que o estudante debochava do motorista e ignorava seus pedidos.

#AratuOnO ex-presidente e pré-candidato ao Planalto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera não só nas tradicionais pesquisas eleitorais, mas, também, a intenção de votos em um nicho específico no Distrito Federal (DF): o de candidatas a se tornarem a musa do Bumbum da Capital, concurso que elegerá o bumbum mais bonito de Brasília. 

O produtor do concurso é o jornalista Bruninho Afonso. Nas suas redes sociais, um vídeo já dá o tom da disputa: as já inscritas posaram no gramado em frente ao Congresso Nacional. O concurso recebe inscrições de mulheres - cisgêneras, trans e também travestis -  de 18 a 50 anos até 20 de agosto.

Todas que já se inscreveram para a disputa escolheram os candidatos à Presidência de preferência, sempre rebolando e mostrando os glúteos. 

Yorrana, Bianca, Elizabeth e Dinaiara, que estavam com biquínis vermelhos, declararam apoio ao petista. Ellen, que vestia biquíni nas cores verde e amarelo, declarou apoio ao atual chefe do Executivo. Ela foi seguida por Vivian, que declarou apoio a Ciro Gomes. Por fim, Erilene anulou seu voto, dizendo ser a favor da paz. 

A apresentação do concurso fica a cargo do promoter David Brazil e a ex-chacrete Rita Cadillac. Em 2021 a ganhadora do concurso foi a enfermeira Thamirys Alves.

A única exigência para se candidatar é que as concorrentes tenham o glúteo natural. No dia 15 de agosto, as 10 candidatas serão apresentadas em desfile a ser realizado na área central do Plano Piloto e a grande final está prevista para a segunda quinzena de setembro, em um evento presencial. 

#AratuOnRecentemente, #Anitta lançou uma linha própria de #perfume que pode ser usado na região íntima e isso dividiu opiniões. Será que pode usar, mesmo? Tem algum risco? O Aratu On Explica pra você!

Pra conferir a matéria na íntegra, é só acessar o aratuon.com.br. 

#AratuOnMuito tem sido falado sobre a realização do Carnaval em 2023. A mudança do circuito Barra-Ondina, para a Boca do Rio, tem ganhado destaque no noticiário, mas com a Covid ainda presente e o crescimento da varíola dos macacos, especialistas na área de saúde apontam para os riscos da realização de um evento que envolve tudo aquilo que os vírus mais gostam: aglomeração, pessoas desprotegidas, contato físico, troca de fluídos corporais. 

O doutor em virologia e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Gúbio Soares, é enfático ao dizer que o cenário atual, preocupante, ainda é fruto dos festejos juninos e que ele tende a se repetir, ou até mesmo se agravar, caso seja confirmada a realização de um evento com o tamanho do Carnaval de Salvador. 

Confira a reportagem completa de Dinaldo dos Santos em https://aratuon.com.br/coronavirus/noticia/especiais

#AratuOnO forrozeiro Alcymar Monteiro viu seu nome no meio de uma polêmica nos últimos dias, por causa de um vídeo gravado em um show que viralizou nas redes. Nas imagens, o cantor briga com sua banda e ainda diz que ele quem precisa aparecer.

O vídeo foi gravado no show do artista na cidade de Santa Terezinha, em Pernambuco. Na filmagem, o “Rei do Forró” reclama com seus músicos afirmando que falta simplicidade no tocar e ainda resolve ensinar como se faz.

“Aqui quem tem que aparecer sou eu, sou eu quem tem que aparecer. 36 anos de luta. Eu dou essas broncas porque se não a coisa vira bagunça, aqui quem tem que aparecer sou eu, o artista sou eu ou não sou? Quem quiser fazer concerto faça em outro canto”, bradou o artista.

Em consequência da repercussão, o trompetista do grupo, Jefferson, fez uma postagem anunciando que além dele, outros membros da banda pediram demissão, o saxofonista Chico Botelho e o trombonista Sandro. “É com humildade, ensinamentos que nossos pais nos deu [sic], dignidade, respeito ao próximo e profissionalismo. Saímos com a consciência limpa, de cabeça erguida, fortes como sempre, para seguirmos nossos rumos, em busca de nossos sonhos.”, disse a postagem.

PEDIDO DE DESCULPAS

Após a repercussão, o cantor usou uma rede social para se desculpar e justificar a bronca dada. Após elogiar a banda, o forrozeiro apontou o stress e o assédio como motivos para a ação. "Eu peço desculpa pelo que houve, não faz parte do meu eu, da minha personalidade. É muito stress, é muita viagem, é muito show, é muito assédio. E tem uma hora em que a gente fica exausto. Por isso estou aqui para pedir desculpas. Primeiro ao pessoal da minha banda e em segundo ao meu público", declarou.

#AratuOn #AlcymarMonteiroO Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou, nesta última terça-feira (9/8), formulário de ocorrência de emergências para proteção e enfrentamento da violência contra a população LGBTQIA+.

O Formulário Rogéria, criado em homenagem à atriz, falecida em 2017, será aplicado em delegacias, pela Defensoria Pública, por equipes psicossociais dos tribunais de Justiça e nos serviços de assistência social de proteção a vítimas de violência.

A medida foi elaborada por um grupo de trabalho específico para levantar informações e aprimorar as respostas institucionais aos crimes.

Durante o evento de lançamento, o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Fux, afirmou que a dignidade da pessoa humana está no centro do ordenamento jurídico brasileiro e deve receber atenção dos magistrados.

"Em que pese a homofobia e a transfobia serem considerados crimes desde 2019 no Brasil, a violência infelizmente continua contra essa população", disse Fux.

Também está prevista a divulgação da pesquisa Discriminação e Violência contra a População LGBTQIA+, que mostra as formas de violência a que estão submetidas a pessoas desse grupo. 

#AratuOn #CNJ
Ver Mais