Geral

Salva-vidas defeca no mar de Vilas do Atlântico em protesto contra a Prefeitura; colegas denunciam más condições de trabalho

Além da falta de banheiros, os profissionais também alegam a precarização dos postos, onde muitos deles precisam ser remendados pelos próprios funcionários. 

Por Mateus Xavier

Salva-vidas defeca no mar de Vilas do Atlântico em protesto contra a Prefeitura; colegas denunciam más condições de trabalho leitor/Aratu On

Um salva-vidas, que não teve o nome revelado, foi filmado defecando no mar. O vídeo foi feito em Vilas do Atlântico, uma das praias mais visitadas de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. Entrevistados pela reportagem do Aratu On, profissionais revelaram o contexto de "protesto" por trás do registro. 


Nas imagens, capturadas bem próximas ao servidor, ele aparece utilizando o uniforme da Prefeitura e aparenta fazer o ato de forma proposital, não se tratando de um simples flagrante. Após iniciada a filmagem, o trabalhador se abaixa calmamente e defeca em meio às águas. Após terminar, ele faz a limpeza com a areia e se veste novamente. 


Ao serem questionados sobre o registro, dois servidores concursados de Lauro de Freitas e membros da equipe do Salvamar, que não quiseram se identificar por medo de retaliações da Prefeitura, explicaram a situação. 




"Conhecemos o homem que gravou o vídeo, e aquilo foi uma forma de protesto que ele pensou. Nós não temos banheiros e, muitas vezes, nem água potável. Estamos trabalhando com o mínimo", lamentou o primeiro rapaz.


Sobre as condições de trabalho da categoria no município, o segundo funcionário confirmou as dificuldades citadas pelo colega. "É difícil! Não temos equipamentos básicos de resgate, como prancha, boias, pés de pato, equipamentos para fazer respiração. Caso alguém se afogue, dependemos da ajuda dos surfistas para resgatar com velocidade". 


INÍCIO DAS DENÚNCIAS 


Segundo um dos responsáveis pelos depoimentos, a vontade de denunciar o abandono das praias e profissionais aconteceu após ele presenciar a primeira morte, na praia do "Surf", também em Vilas do Atlântico. Na oportunidade, segundo o profissional, não existiam os equipamentos de socorro e atendimento. 


A caso foi aconteceu na manhã do dia 21 de maio de 2021. Um vídeo gravado pelo salva-vidas que prestou os primeiros socorros mostra um rapaz sendo atendido por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), porém sem resposta e sem apresentar os sinais vitais.


Segundo o resgatista, o banhista apresentou mal súbito dentro d'água. "Tive que fazer uma manobra de oxigenação, o 'boca a boca', sem equipamentos de proteção. Tive de me expor pela vida do próximo. Fiz tudo que pude com minhas mãos, porque o pessoal e os equipamentos estão em falta, ou danificados", lamentou. 




FALTA DE ESTRUTURA 


Outros vídeos enviados por membros das guarnições responsáveis pelo litoral de Lauro de Freitas e Salvador, postos aparecem depredados e a falta de estrutura de trabalho chama a atenção.


Em um dos registros, os profissionais mostram um sistema que desenvolveram para conseguir urinar no local de trabalho: acoplando uma mangueira em uma garrafa plástica, e ligando até um buraco abaixo da grama.




Além da falta de banheiros, os profissionais também alegam a precarização dos postos, onde muitos deles precisam ser remendados pelos próprios funcionários. 




LEIA MAIS: Nova pesquisa mostra variação de 3% entre Lula e Bolsonaro e indica vitória petista no segundo turno em todos os cenários



*sobre supervisão do editor, Jean Mendes. 



Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.