Previsão aponta nova frente fria em Salvador, com chances de deslizamentos de terra; "solo encharcado"
O diretor geral da Defesa Civil, Sosthenes Macedo, disse ao Aratu On que a meteorologia não indica uma intensidade igual a da semana passada. Porém, não descarta eventuais problemas em áreas de risco da cidade.
A chegada de uma frente fria que avançou, na madrugada desta quinta-feira (15/4), para Salvador, e deve permanecer até sexta-feira (16/4), pode fazer com que a capital baiana tenha dias chuvosos, pela segunda semana seguida.
O diretor geral da Defesa Civil (Codesal), Sosthenes Macedo, disse ao Aratu On que a previsão meteorológica não indica uma repetição na mesma intensidade que aconteceu na semana passada. Porém, ele não descarta a possibilidade de eventuais problemas em áreas de risco da cidade.
“Frente fria é sempre um sinal de alerta pra que estejamos preparados [...] quinta e sexta, depois de um período já com solo encharcado, a possibilidade de escorregamento de terra é real”, advertiu.
Preocupado com a situação, ele informou que os profissionais do Centro de Monitoração e Alerta da Defesa Civil (Cemadec) estarão atentos para orientar as equipes de campo sobre as possíveis demandas e necessidades de intervenção em ocorrências.
Diretor da Defesa Civil de Salvador alerta população para chegada de frente fria. pic.twitter.com/WAUS1Jl4GC
— Aratu On (de 🏠) (@aratuonline) April 15, 2021
De acordo com Sósthenes, a região do “miolo” da cidade, neste momento, é a que mais preocupa e os locais onde estão instaladas as sirenes que compõem o sistema de alerta da Codesal são os mais preocupantes.
A comunidade do Mamede, no Alto da Terezinha, foi uma das que tiveram o equipamento acionado, na semana passada, e, segundo ele, está na relação das localidades que merecem uma atenção especial.
“É uma região extremamente delicada, vulnerável, que nós debruçamos muito de nossa atenção e sem sombra de dúvidas, são com localidades como essa que nos preocupamos mais”, acrescentou.
PREVENÇÃO
O diretor da Codesal ressaltou a importância da parceria que realiza com a Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb), em ações de prevenção importantes para evitar os acontecimentos indesejáveis que tanto atormentam a população.
Nesta quarta-feira (14/4), inclusive, a Limpurb instalou cerca de 30 metros de lona em uma encosta que fica na Rua Vila Sabiá, na Liberdade, minimizando o risco de deslizamentos de terra durante o período chuvoso, no local.
Nossa reportagem conversou com o presidente da Limpurb, Omar Gordilho, e ele explicou como as ações acontecem e como suas equipes atuam em outras atividades de prevenção importantes para o período de chuvas.
Foto: Ascom/Limpurb
METEOROLOGIA
A frente fria que chegou a Salvador é um fenômeno ocasionado pela transição de duas massas de ar, quente e seco, que circulam entre as regiões sul e a do Equador, conforme explicou o meteorologista do Cemadec, Giuliano Carlos do Nascimento.
“A gente vai ter chuva entre fraca e moderada, mas a depender da intensidade pode ocasionar alagamentos, e como o solo está ainda um pouco encharcado, pode haver escorregamento de terras em alguns pontos da cidade”, disse.
Giuliano comentou que na semana passada houve um volume de chuva acima de 150 mm com um acumulado superior a 300 mm. “Essa nova frente fria pode ter um acumulado de 50 mm ou superar os 100 mm. Isso vai depender do deslocamento em direção a Salvador”, avaliou.
LEIA MAIS: Vídeos: forte explosão é registrada na cidade de Crisópolis, na Bahia
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.