AO VIVO Últimas Notícias
26/07/2021 16h36 | Atualizado em 26/07/2021 16h43

Novo site falso que rouba dados de servidores públicos federais é descoberto; página foi registrada no exterior

O alerta sobre a página falsa foi publicado nesta segunda-feira (26/7) pela Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia.

Novo site falso que rouba dados de servidores públicos federais é descoberto; página foi registrada no exterior Foto: ilustrativa/Freepik
Da Redação

O Ministério da Economia pediu a suspensão de um site falso registrado no exterior, que rouba informações de servidores públicos federais. A página captura usuários e senhas do aplicativo oficial do governo federal.

O alerta sobre a página falsa foi publicado nesta segunda-feira (26/7) pela Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia. O servidor original tem como endereço SouGov.br, em substituição ao aplicativo Sigepe Mobile. Já o falso é acessado por servidor.sougovbr.online.

A ferramenta oficial do governo tem cerca de 30 serviços disponíveis aos servidores federais, como fornecimento de contracheque, consultas prévias de salário, envio de atestados médicos e prova de vida para aposentados e pensionistas.

Este foi o segundo alerta emitido nos últimos dias pelo órgão. Na última sexta-feira (23), a secretaria havia descoberto um site falso, também hospedado no exterior, que coletava informações de usuários e senhas do Sistema de Gestão de Acesso do Governo Federal (Sigac).

ORIENTAÇÃO

Os servidores federais, por orientação do Ministério da Economia, devem digitar o login e a senha do SouGov.br somente no aplicativo baixado da loja virtual oficial do governo. Caso alguém tenha inserido os dados no site falso, o órgão pede a troca imediata da senha do Portal Gov.br e dos sistemas Sigac/Sigepe.

Em caso de dúvidas, os servidores públicos devem entrar em contato com a Unidade de Gestão de Pessoas do seu órgão ou com a Central de Atendimento Sipec, no telefone 0800-978-9009. A central também pode ser acessada pela internet.

LEIA MAIS: Vice-presidente do STF determina que Congresso Nacional preste esclarecimentos sobre aumento bilionário do fundo eleitoral

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Fonte: Da redação, com informações da Agência Brasil