Geral

Gravação obtida pela PF mostra juiz preso na Bahia discutindo valores e pagamentos com advogado

Gravação obtida pela PF mostra juiz preso na Bahia discutindo valores e pagamentos com advogado

Por Da Redação

Gravação obtida pela PF mostra juiz preso na Bahia discutindo valores e pagamentos com advogadoAgência Brasil

O juiz Sérgio Humberto Sampaio, suspeito de vender decisões judiciais, teria sido gravado enquanto discutia valores com o advogado Júlio César Cavalcanti Ferreira. O áudio foi encontrado pela Polícia Federal enquanto agentes faziam busca e apreensão na casa do magistrado. Foi o próprio Júlio César quem gravou a conversa. As informações são do site O Globo.


LEIA MAIS: PGR denuncia integrantes do TJ-BA por suposta venda de sentenças; veja lista dos envolvidos


Na última terça-feira (10/12), a Procuradoria Geral da República (PGR) denunciou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) os integrantes do Tribunal de Justiça da Bahia suspeitos de lavagem de dinheiro de um suposto esquema de venda de sentenças. O grupo é alvo da "Operação Faroeste". De acordo com as investigações, quatro desembargadores do TJ, três juízes de 1ª instância e outras oito pessoas suspeitas serão notificados para apresentar defesa à corte Especial do STJ, que vai determinar se eles vão ou não se tornar réus em uma ação penal. 


Foi justamente sobre essas negociações que o diálogo se desenrolava. Em um dos trechos, o juiz chega a sugerir o pagamento de 10 milhões "por fora" em um acordo judicial sob negociação.


Não está claro se as referências a valores se referem a "sacas", produtos agrícolas que segundo a investigação eram usados para pagar propina, ou especificamente a dinheiro. Segundo as próprias conversas entre eles, um milhão de sacas valeria o equivalente a R$ 65 milhões, indicando altos valores sob negociação. Na avaliação da Procuradoria-Geral da República e da PF, o diálogo mostra o juiz acertando pagamentos de valores ilícitos com o advogado em compensação aos acordos judiciais firmados no oeste baiano.


Procurada, a defesa de Sérgio Humberto afirmou que só irá se manifestar nos autos do processo. A defesa de Júlio César disse que não comentaria porque o cliente ainda não foi formalmente citado na denúncia.


O próprio advogado ter gravado as conversas dele com diversas pessoas investigadas no caso e ter guardado o material em um pendrive, que foi encontrado pela PF dentro de seu carro, foi o que chamou atenção da polícia. "Analisando o conteúdo do referido dispositivo, identificou-se que nele contém vários áudios aparentemente gravados por Júlio César Cavalcanti Ferreira com outras pessoas possivelmente envolvidas nos fatos apurados na presente investigação, em especial com o juiz Sérgio Humberto de Quadros Sampaio", diz o relatório da PF obtido pelo GLOBO.


VEJA NA ÍNTEGRA:


JÚLIO CÉSAR : — Agora pelo que eu me lembro... tenho que ver minhas anotações. Vai ser uma pancadinha boa no acordo, porque dessa vez a gente pega a assinatura do (incompreensível) aí pega a assinatura do outro e depois, vá, pronto, tem assinatura dos dois aqui.


SÉRGIO HUMBERTO : — Você fala “é uma porradinha boa”, é o que você quer dizer o que com isso?


JÚLIO CÉSAR : — Não lembro, mas eu acho que era por volta de uns 20 a 30 milhões.


SÉRGIO HUMBERTO : - Que ficava na contingência?


JÚLIO CÉSAR : — Hum, hum. Acho que era alguma coisa nesse patamar.


SÉRGIO HUMBERTO : — É... Mas eu acho que a gente falou que ia melhorar pra mim... Por exemplo, outra foi 18, né?


JÚLIO CÉSAR : — Hum, hum.


JÚLIO CÉSAR : — Se ele não aceitar... é...


SÉRGIO HUMBERTO : — Aí fala, tem 10 milhões por fora pra você. É um milhão de sacas e tem 10 milhões pra você, por fora. Você entendeu minha lógica?


JÚLIO CÉSAR : — Porque esse um milhão seria 20, se fosse por dentro.


SÉRGIO HUMBERTO : — É. Entendeu? Então, a gentepode costurar ele dizendo, tem X pra cada, oacordo é esse. “Ah quantas sacas dá?” Rapaz, é a proposta deles é essa. A proposta é essa. A gente não quer... A coisa vai ser difícil, vamos ter que isso, vamos ter que aquilo... Mas tem uma proposta aqui pra resolver isso. Aí... A resposta, “sim”, ótimo! “Não”, a gente pode conseguir algum pra você. Esqueça Castro, tome por fora. Eu digo

ôpa! Pode ser que isso dê mais resultado. Primeiro, a gente não vai nem falar. É X e tome pra você por fora.





Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.