Ex-traficante mais perigoso da Bahia, Cláudio Campanha está sob regime semiaberto em Salvador
Ex-traficante mais perigoso da Bahia, Cláudio Campanha está sob regime semiaberto em Salvador
O traficante Cláudio Eduardo Campanha da Silva, ex-líder da facção criminosa "Comando da Paz" e acusado de dezenas de homicídios, está cumprindo pena em regime semiaberto na Penitenciária Lafayete Coutinho, no bairro de Castelo Branco, em Salvador. A informação foi passada ao Aratu On por agentes que trabalham na unidade. A data em que Cláudio Campanha chegou, porém, não foi informada.
Agora, ele pode trabalhar dentro da própria unidade prisional ou solicitar que faça isso fora da prisão. Os detalhes da decisão judicial que transferiu Campanha para a Lafayete Coutinho não foram informados pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O advogado dele, Antônio Glorisman dos Santos, não foi localizado pelo Aratu On para comentar os próximos passos da defesa do acusado.
CRIMES
Cláudio já chegou a ser o homem mais procurado da Bahia por sua influência no tráfico de drogas. Foragido, foi localizado no estado do Ceará em 2008 e transferido para a Bahia. Quase um ano depois, foi encaminhado sob forte esquema de segurança para um presídio federal no Mato Grosso do Sul. A ação foi seguida de uma onda de violência em Salvador no mês de setembro, com ataques a ônibus, módulos e policiais civis e militares.
Depois da onda de tensão, na época, o secretário da Segurança Pública da Bahia, César Nunes, informou a prisão e morte de várias pessoas ligadas ao traficante. Os suspeitos foram encaminhados também para presídios de fora da Bahia. Na oportunidade, estava na lista Josevaldo Bandeira - o "Val Bandeira", apontado hoje como líder do "Comando da Paz" -.
Já em 2015, Cláudio Campanha foi condenado durante um segundo julgamento a 14 anos de prisão em regime fechado pelo homicídio de Antonio Luiz Lima dos Santos, em 2008. Quatro anos antes, em 2011, ele foi absolvido, mas o Ministério Público recorreu da decisão.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.