Dilma foca em deputados do Norte e Nordeste em tentativa de barrar impeachment em votação neste domingo

Dilma foca em deputados do Norte e Nordeste em tentativa de barrar impeachment em votação neste domingo

Por Da Redação.

Dilma foca em deputados do Norte e Nordeste em tentativa de barrar impeachment em votação neste domingoReprodução | Foto: Lula Marques

Na véspera da votação do pedido do processo de impeachment na Câmara dos Deputados, a presidente Dilma Rousseff decidiu focar em deputados federais das regiões Norte e do Nordeste para tentar barrar o seu afastamento.

A presidente passou o sábado (16/4) telefonando para parlamentares das duas regiões na tentativa de recuperar apoios perdidos ou aumentar ausências e abstenções na votação que acontece neste domingo (17/4), em Brasília. O objetivo de conseguir maior vantagem no Norte é tentar evitar um efeito manada a favor do impeachment na votação em plenário, já que os deputados federais da região estão entre os primeiros que se pronunciarão

A estratégia conta com as participações de governadores do Ceará, Piauí, Amapá, Maranhão, Amazonas e Acre, todos de partidos contrários ao afastamento da petista.

No Nordeste, a avaliação é que os parlamentares indecisos seriam mais facilmente convencidos, uma vez a região que garantiu boa votação para a petista na última eleição presidencial.

Se conseguir barrar o impedimento neste domingo (17/4), o governo avalia que será por uma margem bastante apertada, de no máximo 180 votos, ausências ou abstenções. São necessários 172 votos para que o impeachment não ocorra, ou seja, 1/3 dos votos dos deputados. Por outro lado, para que o processo ocorra, são necessários 342 votos, ou seja, 2/3 de um total de 513 deputados.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.