Exposição retrata cotidiano e sonhos de jovens do sertão do Piauí

Exposição retrata cotidiano e sonhos de jovens do sertão do Piauí

Por Da Redação.

Exposição retrata cotidiano e sonhos de jovens do sertão do PiauíDaniele Rodrigues/ Divulgação

O projeto Feito Pedaço de Mim, mais do que uma exposição fotográfica pretende mexer com os jovens de algumas comunidades em Salvador.  Realizado pela fotógrafa Daniele Rodrigues, o projeto traz 17 imagens que falam sobre ser mulher, ser jovem e ser sertaneja.  A abertura da exposição acontece no dia 15 de abril às 19h, na Galeria Pierre Verger, nos Barris, e ficará aberta até o dia 15 de maio, quando migrará para o Colégio Bertholdo Cirilo dos Reis em Plataforma, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

Da A questão de gênero é o foco principal do trabalho,  que é formado por retratos de jovens (entre 16 e 21 anos) sertanejas da comunidade Contentamento, localizada no sertão piauiense, e cartas nas quais foram convidadas a falar sobre seus sonhos e planos para o futuro. ?Acredito na importância de se falar da mudança de papel da mulher na sociedade em todos os ambientes, principalmente, escolar?, afirma a fotógrafa, que também é educadora.

Segundo a artista, esse trabalho é relevante por haver ?pontos de conexão entre as dificuldades encontradas pela população rural mais pobre e a periferia das grandes cidades, e precisamos pensar sobre isso?.  Durante o processo nas escolas, os professores serão convidados a trabalhar em sala de aula as temáticas abordadas, além da presença da própria artista gerando o debate na abertura do projeto em cada escola.

O público principal desse projeto é de jovens que sonham, planejam e estão em um momento de escolha: a saída da escola. ?É muito importante incentivar e catalisar esses processos?, completa Daniele.  A exposição, contemplada pelo edital Arte em Toda a Parte – Ano III, promovido pela Fundação Gregório de Matos, órgão da Prefeitura de Salvador, pretende gerar esse inquietamento a partir da visão das realidades e sonhos das jovens retratadas.  A cenografia da exposição será realizada pelo artista Zaca Oliveira.

Serviço 
Exposição Feito Pedaço de Mim
Onde: Galeria Pierre Verger (Rua General Labatut, 47 ? Barris, Salvador/BA)
Abertura: 15 de abril (sexta-feira) às 19h
Visitação: 15 de abril – 15 de maio,  de segunda a sexta, 9h às 18h, sábados e domingos de 12h às 19h
Quanto: Grátis

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.