Artistas desenham o amor à Bahia e revelam sua arte nas paredes do Grupo Aratu; confira
O painel de Kbça, intitulado 'Baianidade', fica dentro da sede da TV Aratu, e dá para ser visto por todo mundo que chega na porta da empresa
Quem vê o painel de quase 200 m² que Geziel Ramos, artisticamente conhecido como Kbça, pintou na área externa da TV Aratu na última semana de 2022, percebe logo que a baianidade é a principal inspiração do artista, criado em Feira de Santana: a obra tem sertão, tem mar, tem Salvador, tem referências à nossa formação afrobrasileira, e tem muita, mas muita cor.
Para chegar nisso, Kbça, 33, percorreu um caminho de quase 20 anos na arte -que começou quando ele ainda era criança e não sabia muita coisa, mas tinha certeza que gostava de desenhar. "Tudo que eu via, eu tentava reproduzir. Algum desenho, paisagem...". Aos 15 anos, ele ganhou de presente uma revista sobre grafite e se apaixonou pela modalidade. "Foi uma coisa meio libertadora, eu soube que era isso que eu queria fazer".
Na época, assim como muitos artistas, ele não teve apoio da família para transformar a arte em profissão - por insistir tanto na ideia, a mãe chegou a pensar em levá-lo para a terapia. "Eu não era uma pessoa que gostava de sair, eu gostava de desenhar. Mas, não deu nada, não me vejo fazendo outra coisa. Tudo o que eu tenho hoje na minha vida, todas as coisas, vieram da arte".
Nesse percurso, Kbça fez muita coisa, menos desistir: foi desde pintar muros por encomenda, e trabalhar com carga e descarga de caminhões, até dar aulas de arte para menores infratores na Fundação José Silveira. "Mas a rotina de estar lá de segunda a sexta estava me privando de muitas coisas. Aí eu falei: quero trabalhar com pintura, vou investir nisso".
Depois que o filho nasceu, o artista, que tinha passado a trabalhar exclusivamente com pintura, chegou a pensar em fazer qualquer outra coisa para aumentar a renda - mas, graças a uma conversa com um amigo, acabou não fugindo da arte e se tornou tatuador. "Não estava mais dando para sobreviver de pintura, principalmente no interior. Aí, um amigo meu me fez a proposta de ir para a tatuagem Ele disse: 'Eu ensino tudo, você é um artista'. Deu certo! Nunca pensei em tatuar, mas ele começou a me apresentar as possibilidades".
Artistas desenham o amor à Bahia e revelam sua arte nas paredes do Grupo Aratu; confira pic.twitter.com/gVg280fWi1
— Aratu On (@aratuonline) January 3, 2023
No outro dia, ele foi para o estúdio, e nunca mais saiu deste novo mundo que se abriu. "O grafite atrai as pessoas para a tatuagem, a tatuagem atrai as pessoas para o grafite. É um ciclo".
O painel de Kbça, intitulado 'Baianidade', fica dentro da sede da TV Aratu, e dá para ser visto por todo mundo que chega na porta da empresa - uma escolha proposital, como explicou Ana Coelho, CEO do grupo. "Optamos por fazer dois grandes painéis externos para que o máximo de pessoas possa ver. Convidamos artistas com muita personalidade nos seus estilos, que representam em suas obras temas regionais, pessoas, locais e cultura da Bahia. Os painéis contam histórias do cotidiano das pessoas na Bahia, algo que o Grupo Aratu faz há mais de 50 anos".
ANTENADOS
O artista Tarcio Moreira, de 35 anos, também deixou uma grande marca nas paredes da TV Aratu. Assim como Kbça, Tarcio começou a desenhar na adolescência, no bairro de Castelo Branco, em Salvador, e não quis mais parar. Aos 16 anos, o artista entrou na Faculdade de Belas Artes, na Universidade Federal da Bahia, e já saiu de lá trabalhando como designer de grandes marcas na Bahia, no Rio de Janeiro e em São Paulo.
"Tudo o que eu faço é voltado para as questões afrobrasileiras, sempre falando de Bahia. Uma das minhas maiores referências é o modernismo brasileiro. Eu tento positivar os clichês, os clichês de Brasil, de Bahia. Tudo isso acaba sendo uma fonte de inspiração para o meu trabalho".
Desde que começou na profissão de artista, Tarcio, que criou o painel "Antenados" para o Grupo Aratu, sabia que não mudaria de ideia: "Eu nunca trabalhei fora da minha área. Eu sempre fui para onde eu quis. Já fiz rótulo de cerveja, roupa, animações, tênis... tenho uma caminhadinha".
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!